JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

ANS inclui mais de 60 procedimentos médicos aos planos de saúde

Fonte: Bom Dia Brasil 2/8/2011

Texto enviado ao JurisWay em 02/08/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Milhares de pessoas vão ser beneficiadas com tratamentos que antes não tinham cobertura. Um deles é o implante de um pequeno aparelho auditivo.

Uma boa notícia para milhões de brasileiros que têm planos de saúde: pelo menos 60 novos tratamentos e exames, que antes não estavam cobertos, vão ser incluídos nos planos. Um deles é o implante coclear, um aparelhinho que mudou o dia a dia de uma menina, do Rio de Janeiro, e pode dar qualidade de vida a muitos portadores de deficiência auditiva.

Veja a lista completa dos procedimentos médicos que serão incorporados nos planos de saúde

Duas vezes por semana, Marina de Botton treina ginástica olímpica depois da escola. De perto, dá para ver o aparelho atrás da orelha. É o processador que se liga a um implante interno, o implante coclear, conhecido como ouvido biônico. Marina fez a cirurgia com 1 ano e meio de idade e hoje faz todas as atividades normais de uma criança de 10 anos.

“Ela é super alegre, super tranquila e muito estudiosa. Ela tem muitos amigos, se dá bem com todo mundo. Ela é super extrovertida. A vida dela é como a de outra criança da idade dela”, conta a mãe de Marina, Shelley de Botton.

Para conseguir fazer a cirurgia pelo plano de saúde, os pais de Marina tiveram de enfrentar uma batalha. O implante só era liberado para crianças acima dos 6 anos de idade e só podia ser aplicado em um único ouvido. Agora essa restrição acabou. O implante coclear e mais de 60 procedimentos foram incluídos na lista de cobertura dos planos de saúde. A decisão, publicada nesta terça-feira (2), vale a partir de janeiro de 2012.

“O rol é válido para todos os planos a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à nova regulamentação”, afirma Marta Oliveira, gerente de regulação assistencial da Agência Nacional de Saúde (ANS).

No caso dos deficientes auditivos, os médicos defendem a colocação do implante o mais cedo possível. É um dispositivo eletrônico que vai estimular diretamente o nervo auditivo. O aparelho externo transmite sinais para o receptor que fica sob a pele. Esse sinal, transformado em impulsos, é conduzido para o ouvido interno, estimulando o nervo diretamente.

“Por que fazer mais cedo? Porque, recebendo o estímulo elétrico, o estímulo auditivo, o desenvolvimento será melhor. O desenvolvimento da linguagem vai facilitar o convívio profissional e social e a integração com a comunidade. Isso vai ser uma coisa fantástica”, destaca o cirurgião otorrino Shiro Tomita.

Segundo os especialistas, em crianças com menos de 1 ano de idade, os resultados tendem a ser tão bons quanto os da Marina, que ouve e fala perfeitamente. “Às vezes, quando tem água, eu tenho que tirar, porque se não molha. A maior parte do dia eu fico com o aparelho. Eu gosto de ficar na cama elástica e dar estrela”, conta Marina de Botton, de 10 anos.
 



Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados