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 Defesa do Consumidor
 

Gol terá de dar explicações públicas sobre pane em sistema de passagens

Fonte: Infomoney 20/7/2011

Texto enviado ao JurisWay em 20/07/2011.

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SÃO PAULO -  A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) exigiu que a Gol Linhas Aéreas S.A de explicações públicas sobre os problemas ocorridos na terça-feira (19).

Devido a uma pane no sistema de emissão de passagens da companhia aérea, houve uma série de atrasos nos voos, em diversos aeroportos do Brasil, segundo a Anac.

A agência reforçou o monitoramento das atividades da companhia para assegurar a regularidade dos serviços e garantir os direitos dos passageiros.

Direitos
Em casos de atraso, cancelamento ou preterição, os passageiros têm direito a telefone ou internet disponível, alimentação adequada ao tempo de espera (no caso de atrasos acima de 2 horas) e acomodação em local adequado ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação (em caso de atrasos acima de 4 horas).

O passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de 4 horas têm direito a reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento. Além disso, as companhias devem informar os direitos dos passageiros e motivos de atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito.

De acordo com a Anac, a assistência ao passageiro deve ser prestada pela companhia aérea mesmo quando os atrasos e cancelamentos sejam causados por questões meteorológicas.

Se não receberem o atendimento devido, os passageiros podem registrar manifestações na Anac, 24 horas por dia, no telefone 0800 725 4445 ou no site www.anac.gov.br.




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