JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Brasil volta a usar estrelas para medir qualidade hoteleira

Fonte: Ig notícias 7/6/2011

Texto enviado ao JurisWay em 07/06/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Para se adequar ao padrão mundial de serviços turísticos antes da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, o Brasil volta a usar as estrelas como símbolo da qualidade de seus hotéis.

A mudança vale a partir do próximo mês, quando completarem 30 dias da assinatura de uma portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). O documento será assinado nesta terça-feira pelo ministro do Turismo, Pedro Novais.

Atualmente não existe um sistema de unificação da classificação dos hotéis. No final do ano passado foi revogado um modelo que adotava as estrelas, mas colocava todos os estabelecimentos sob a mesmo categoria, a de “hotel”.

No sistema novo, os estabelecimentos serão divididos em hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. Cada categoria terá critérios próprios para avaliar quantas estrelas um estabelecimento merece.

Com isso, um estabelecimento mais simples, que se enquadra como pousada, por exemplo, não terá que oferecer os mesmos serviços que um resort para ganhar cinco estrelas e ser considerado excelente no tipo de serviço que oferece.

Para se encaixar em uma categoria, os empreendimentos hoteleiros deverão cumprir uma série de itens obrigatórios. Haverá também uma lista de itens optativos e cada estabelecimento terá que oferecer pelo menos 30 % dos serviços descritos nessa lista.

Essas listas de serviços foram definidas pelo Ministério do Turismo com a ajuda do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro).


Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados