Últimos artigos
Questões Polêmicas Na Sociedade De Consumo É Tema De Congresso Da Adeccon07/12/2011
Justiça Obriga Celpe, Compesa e Oi a Oferecerem Seis Opções de Data de Vencimento das Faturas07/12/2011
Procons iniciam Operação Natal Legal e reforçam fiscalização no varejo07/12/2011
Mantega: população deve pechinchar e exigir desconto maior que o da redução de impostos07/12/2011
Casa própria: comprador deve se preparar para gastos com escritura e impostos07/12/2011
Regulamentação de microsseguros irá atrair novo público e criar produtos07/12/2011
Inmetro garante a qualidade de produtos importados30/11/2011
Sites na mira da Polícia30/11/2011
Quer pagar quanto pela luz?30/11/2011
Férias: consumidor não é obrigado a aceitar pacote de diárias em hotel30/11/2011
Por: Diego Lazzaris Borges
“Como resultado 'natural' deste aumento, o custo do SMS pode ser reduzido uma vez que a competição (entre operadoras e formatos de mensagens) aumenta”, afirma Momma.
Segundo ele, o número total de mensagens enviadas por meio de celulares está em um momento de alta. “É um meio de comunicação em pleno avanço, e no curto prazo todas as formas devem ter um acréscimo, umas mais, outras menos. O impacto no SMS é que este diminuirá a sua participação no total de mensagens, como se fosse seu market share, mas ainda terá crescimento”, acredita.
Segundo o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, as operadoras já estão promovendo descontos através da venda de pacotes de SMS, o que tem feito com que o número de torpedos enviados apresente um crescimento.
“A questão do crescimento do uso do torpedo está mais ligada às promoções de vendas de pacotes do que a uma diminuição do preço individual do torpedo”, afirma Tude.
De acordo com Tude, uma das maiores operadoras do País conseguiu aumentar em 5 vezes o tráfego de mensagens fazendo uma promoção em que o cliente paga apenas pelo primeiro torpedo e os outros enviados naquele mesmo dia são gratuitos.
“As operadoras começaram a se interessar mais por estimular o uso do SMS. Para a operadora é vantajoso, já que o cliente vai gastar quase R$ 15 por mês com mensagens, sendo que o custo do SMS para a operadora é muito pequeno”, diz.
Reinventar o SMS
Para Momma, além da diminuição do preço dos torpedos, as operadoreas vão precisar promover mudanças no formato atual do SMS, a fim de evitar perder tanto mercado para as novas tecnologias.
“Hoje já existem iniciativas, como celulares que mostram SMS como um chat ou integração de SMS com redes sociais. Estas evoluções serão primordiais para o 'torpedo', caso contrário correrá o risco de ficar como uma lembrança tecnológica”, aponta o executivo.
![]() |