JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Preço do SMS pode cair para concorrer com comunicadores instantâneos, diz especialista

Fonte: InfoMoney 9/5/2011

Texto enviado ao JurisWay em 09/05/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Por: Diego Lazzaris Borges

 

SÃO PAULO – O aumento do número de mensagens de celular por meio de comunicadores instantâneos, como o WebMessenger ou o BBM, da BlackBerry, pode fazer com que as operadoras baixem o preço do SMS, também conhecido por torpedo, a fim de não perder tanto espaço para essas novas tecnologias.

A opinião é do diretor de Atendimento do setor de Tecnologia da TNS Research, Alexandre Momma. De acordo com um estudo elaborado pela TNS, 10% do total de mensagens enviadas pelo celular no Brasil são feitos por meio desses programas de comunicação imediata.

“Como resultado 'natural' deste aumento, o custo do SMS pode ser reduzido uma vez que a competição (entre operadoras e formatos de mensagens) aumenta”, afirma Momma.

Segundo ele, o número total de mensagens enviadas por meio de celulares está em um momento de alta. “É um meio de comunicação em pleno avanço, e no curto prazo todas as formas devem ter um acréscimo, umas mais, outras menos. O impacto no SMS é que este diminuirá a sua participação no total de mensagens, como se fosse seu market share, mas ainda terá crescimento”, acredita.

Pacotes de torpedos
Segundo o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, as operadoras já estão promovendo descontos através da venda de pacotes de SMS, o que tem feito com que o número de torpedos enviados apresente um crescimento.

“A questão do crescimento do uso do torpedo está mais ligada às promoções de vendas de pacotes do que a uma diminuição do preço individual do torpedo”, afirma Tude.

De acordo com Tude, uma das maiores operadoras do País conseguiu aumentar em 5 vezes o tráfego de mensagens fazendo uma promoção em que o cliente paga apenas pelo primeiro torpedo e os outros enviados naquele mesmo dia são gratuitos.

“As operadoras começaram a se interessar mais por estimular o uso do SMS. Para a operadora é vantajoso, já que o cliente vai gastar quase R$ 15 por mês com mensagens, sendo que o custo do SMS para a operadora é muito pequeno”, diz.

Reinventar o SMS
Para Momma, além da diminuição do preço dos torpedos, as operadoreas vão precisar promover mudanças no formato atual do SMS, a fim de evitar perder tanto mercado para as novas tecnologias.

“Hoje já existem iniciativas, como celulares que mostram SMS como um chat ou integração de SMS com redes sociais. Estas evoluções serão primordiais para o 'torpedo', caso contrário correrá o risco de ficar como uma lembrança tecnológica”, aponta o executivo. 

imagem transparente






Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados