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Perfis em comunidades têm hoje tanta utilidade para os empregadores quanto currículos
Ela lembra que há softwares que rastreiam tudo relacionado ao nome de uma pessoa e que tenha sido publicado em comunidades: “Hoje, busca-se liberdade nas relações de trabalho, mas é ingênuo achar que exposição não impacta a vida profissional”.
Uma nova área profissional
Estudante de Publicidade e Propaganda da UFRJ, Gabriel Sampaio, 21 anos, trabalha em área que surgiu por consequência da expansão das comunidades. Ele foi contratado para cuidar de mídias sociais na casa de entretenimento Lapa 40 Graus, no Centro Histórico do Rio, e elabora as promoções. Usuário de twitter, Facebook e Orkut, ele conta que não tinha critérios e passou a ser mais discreto após receber toques de amigos: “Hoje, procuro me policiar”.
Mas Gabriel separa o que diz ser vida social e vida pessoal, o que abre discussão para a confusão em relação à exposição pública. Na verdade, uma vida não está dissociada da outra. Relacionamento nas redes diz respeito ao universo social, mas também pessoal, porque enseja posturas e interação, a não ser que o dono do perfil seja mero observador.
“Tento ser o mais natural possível. Tem gente que desabafa, dá conta do que está fazendo e para onde vai viajar. Fala de sentimentos. Há um limite”, diz ele, explicando que só fala sobre sua vida em um contexto em que só as pessoas que o conhecem vão entender. Será?
Joyce Jane, do iDigo, tem dicas para quem não quer escorregar: “Todo mundo tem direito de brincar, se soltar, ter uma vida além do profissional. Só é preciso tem bom senso sobre o risco de se expor”.
DICAS DO IDIGO
VALORES
Não é difícil ver pessoas falando mal do chefe ou da empresa em que trabalham nas redes. Isso é muito ruim. Cada vez mais, as empresas estão interessadas em características pessoais dos profissionais, valorizando caráter, comprometimento, espírito de equipe, liderança e outras.
AFINIDADE
Se o objetivo é uso profissional, o ideal é a pessoa seguir quem recomenda ou produz informações relevantes; participar de comunidades da área de interesse; fazer conexões no linkedin com usuários que tenham propostas afins; trocar ideias no Facebook com amigos que tenham as mesmas afinidades.
ETIQUETA
Valem todas as regras de educação em comunidades, aliadas a boas doses de bom senso. Há casos de pessoas demitidas porque falaram mal de cliente, empresa em que trabalham, chefe ou fizeram brincadeiras de mau gosto.
NÃO SEJA CHATO
Muitos passam o dia gerando conteúdo, às vezes, sem importância. Além de se tornar chatos, passam impressão de desocupados.
CONFIGURE
Redes podem ajudar muito profissionalmente. São espaços para compartilhar ideias, informar-se. É importante também se reservar, optando pelas configurações de privacidade.