JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Gás natural fica mais caro em maio

Fonte: O Dia Online 14/4/2011

Texto enviado ao JurisWay em 14/04/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Petrobras informa que só falta definir o índice de reajuste

Rio - A Petrobras informou ontem que vai reajustar, no mês que vem, o preço do gás natural. A estatal esclareceu que ainda estuda qual percentual vai adotar sobre os valores que cobra das concessionárias.

Para aproximadamente 1,6 milhão de consumidores que têm carros movidos a gás natural veicular (GNV), o aumento será percebido nos postos já na primeira semana de maio. Já para os demais usuários do gás natural (residências e indústrias), o repasse do reajuste no combustível virá nas contas a vencer ao longo do mês que vem e no início de junho.

A notícia do aumento do preço do gás natural se dá no momento em que estudo da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace), divulgado pelo jornal ‘Brasil Econômico’, apontou que mudança no sistema de preços do produto poderia agregar R$ 155 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) até 2020.

Atualmente, o valor do gás é definido a partir de uma cesta de insumos cotados em dólar, mais uma parcela de transporte fixada em reais e corrigida anualmente pelo IGP-M. Somada aos impostos e à margem das distribuidoras, a fórmula resulta em preço final equivalente ao dobro do cobrado no mercado internacional.

CONCORRÊNCIA - O consumidor deve apostar na concorrência entre os postos e abastecer onde o reajuste do GNV não for repassado de forma integral. Consultas no site www.anp.gov.br/preco/

FÓRMULA - A Associação dos Grandes Consumidores diz que a fórmula que serve para o reajuste do gás encarece o preço do produto no Brasil, ao indexar o cálculo ao índice de inflação.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados