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Intenção de compra volta a crescer; itens mais buscados são celulares e eletrodomésticos
A intenção de consumo do paulistano voltou a crescer neste segundo trimestre. A chegada do Dia das Mães e do Dia dos Namorados é o que explica esse crescimento, segundo uma pesquisa do Provar (Programa de Administração de Varejo) da Fia (Fundação Instituto de Administração) divulgado nesta terça-feira (12).
A intenção de gastar do paulistano está voltada para os principais itens que são os presentes das duas datas: os celulares e os eletrodomésticos. Segundo a pesquisa, a intenção de comprar entre abril e junho ficou em 73,8%.
De janeiro a março, esse número estava em 71,8% - e havia sido a menor vontade de comprar do paulistano desde o começo de 2009. No segundo trimestre do ano passado, o percentual havia ficado em 74,6%, o que indica que mais gente queria gastar nessa época do ano.
A pesquisa, que leva em conta a perspectiva de consumo do paulistano, serve como termômetro da disposição do trabalhador para comprar bens duráveis e foi realizada com 500 pessoas entre os dias 14 e 25 de março.
Para Claudio Felisoni de Angelo, coordenador da pesquisa, as datas sazonais são responsáveis por esse aumento das intenções de compra.
- Dia das Mães e Dia dos Namorados são períodos muito importantes para o varejo e resultam nesse aumento na intenção de compras de bens duráveis, principalmente nas categorias telefonia e celulares e eletroeletrônicos.
Os telefones são os presentes mais comuns entre jovens casais. O crescimento na intenção de compra foi o maior observado pela pesquisa neste trimestre: 12,8%. O preço médio que os consumidores pretendem gastar ficou em R$ 359.
No caso dos eletrodomésticos, a vontade de comprar ficou 12% maior. As famílias de São Paulo devem ir atrás, principalmente, de televisores. Os itens de cine e foto tiveram aumento de 11,8%, segundo a pesquisa.
A análise é realizada em dez categorias de produtos: linha branca (fogões, geladeiras e micro-ondas), eletroeletrônicos, telefonia e celulares, informática, automóveis e motos, cine e foto, material de construção, cama mesa e banho, móveis e eletroportáteis.
Neste trimestre, o paulistano deve ir menos atrás de itens como materiais de construção, automóveis, equipamentos da linha-branca (geladeira, fogão, micro-ondas e máquina de lavar) e produtos de cama, mesa e banho. Estes foram os que tiveram as maiores reduções na intenção de compra na comparação com o primeiro trimestre.
Isso se explica pelo fato de muitos desses produtos já terem sido comprados anteriormente. O caso do carro ou da geladeira nova, grande parte das famílias aproveitou o crédito mais fácil e prazos maiores de financiamentos no ano passado para levá-los para casa. Desde o início do ano, o cenário é de aperto no crédito e de juros mais altos, o que se reflete na menor intenção de comprar esse tipo de produto.