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 Defesa do Consumidor
 

Sites de compras coletivas ampliam suas ofertas

Fonte: Jornal do Comércio 13/4/2011

Texto enviado ao JurisWay em 13/04/2011.

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Patricia Knebel

STOCKPHOTO/DIVULGAÇÃO/JC
De olho no lucro, mais de mil empresas estão em operação no Brasil.
De olho no lucro, mais de mil
empresas estão em operação no Brasil.

Os sites de compras coletivas proliferam no Brasil, aumentam o número de cidades atendidas e diversificam as ofertas. Tudo para conseguir conquistar novos e fiéis consumidores e, assim, garantir um retorno financeiro para as suas operações e para as empresas anunciantes. "Esse é um negócio claramente rentável e a única coisa que acaba influenciando o resultado final são os pesados investimentos em marketing que são feitos", afirma o diretor-geral do Groupon, Benjamin Gleason.

Passado o primeiro período de febre por esses sites - que já são mais de mil no Brasil - as atenções começam a se voltar para os desafios que esse modelo de negócios apresenta para continuar em alta. E na sua capacidade de retorno a todos os envolvidos.

Os Estados Unidos, onde esse modelo surgiu há alguns anos, já possuem uma maior maturidade nesse tipo de operação. Ainda assim, de acordo com a empresa BIA Kelsey, que assessora players da indústria de mídia, a previsão é que em 2015 o mercado de compras coletivas fature US$ 6,1 bilhões, contra os US$ 873 milhões de 2010. O country manager da Groupalia no Brasil, Henrique Iwamoto, observa que a empresa está desenvolvendo um forte trabalho de expansão da sua operação. "Praticamente dobramos as cidades em relação ao ano passado e esperamos, nos próximos dois meses, chegar a 20", diz.

No início de abril, o site recebeu um aporte de € 11,25 milhões, ampliação de capital realizada em conjunto com os atuais acionistas da empresa e três fundos de capital de risco americanos e europeus - General Atlantic, Insight Venture Partners e Index Ventures. Com isso, a empresa espanhola espera ultrapassar os € 100 milhões de faturamento em 2011, valor que representa 16 vezes a receita de 2010. A Groupalia está presente em mais de 6 milhões de usuários e tem presença em oito países.

Iwamoto revela que hoje cerca de 70% das empresas anunciantes são de pequeno porte, como restaurantes, clínicas estéticas e veterinárias. Mas destaca a adesão cada vez maior, por exemplo, de grandes complexos no País e no mundo da rede hoteleira.
Iwamoto diz que a empresa orienta os anunciantes sobre a melhor forma de estruturar as suas ofertas.

"Trabalhamos de forma consultiva e a taxa de retorno dos nossos parceiros tem sido bem alta", diz. Segundo ele, essa não é uma ferramenta de marketing para ser usada toda semana, até mesmo porque as empresas precisam de um tempo para conseguir atender todos os pedidos. O executivo revela que o anunciante pode e deve determinar o número de pessoas que tem condições de atender.

Gleason, diretor-geral do Groupon, acredita que, no médio prazo, o segmento de compras coletivas no Brasil será dominado pelos sites de maior porte, que captarão 80% a 90% das demandas dos consumidores. Da mesma forma, ele aposta na segmentação, que inclusive já vem acontecendo nos últimos meses. "É uma tendência a aproximação de marcas fortes no País com players com reputação nesse segmento de compras online", diz. O próprio Groupon, que é líder no Brasil com mais de 10 milhões de usuários cadastrados, firmou parceria recentemente com a Claro. Com isso, a operadora ofertará produtos e serviços a preços agressivos, que é uma das principais características dos sites de compras coletivas.

Na esteira da segmentação, o Sport Club Internacional também anunciou recentemente o Rede Colorada, que pode ser acessado através do endereço www.redecolorada.com.br. O mesmo movimento vem acontecendo por áreas geográficas - como ofertas para a zona Sul ou zona Norte de determinada cidade.




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