JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Os corantes artificiais fazem mal à saúde?

Fonte: Consumidor RS 31/3/2011

Texto enviado ao JurisWay em 31/03/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Estudos mais recentes têm ligado essas substâncias a uma série de distúrbios nas crianças, como a hiperatividade

A Food and Drug Administration, a agência americana responsável pelo controlo dos alimentos e medicamentos, reúne hoje e amanhã um painel de peritos para analisar se os corantes artificiais são ou não prejudiciais à saúde. Estudos mais recentes têm ligado os corantes a uma série de distúrbios nas crianças como a hiperatividade. 

Se os peritos chegarem a acordo sobre os malefícios dos corantes artificiais, a FDA deverá emitir nas próximas semanas ou meses uma série de recomendações sobre a utilização deste tipo de aditivos nos alimentos, uma mudança de atitude da autoridade reguladora que, desde sempre, tem vindo a concluir pela inocuidade dos corantes artificiais.

Segundo os estudos mais recentes, os problemas com os corantes artificiais manifestar-se-ão principalmente em crianças com distúrbios comportamentais, que vêem esses problemas agravados pela ingestão de alimentos com estes aditivos. Um relatório deste mês da FDA fala nestas relações, mas acaba por concluir que não há suficientes provas para estabelecer uma relação de causalidade entre os corantes artificiais e os problemas de hiperatividade nas crianças.

Alguns estudos citados nesse relatório apontam em sentido contrário, nomeadamente um trabalho publicado em 2007 na revista "Lancet" e assinado por cientistas da Universidade de Southhampton e do Imperial College de Londres. Nesse estudo, os investigadores concluem que "os corantes artificiais resultam num aumento de hiperatividade em crianças de 3 anos e de 8/9 anos na população em geral". Ou seja, este estudo defende que não são apenas as crianças com problemas de comportamento a serem afetadas, mas todas as crianças podem ter problemas de saúde com a ingestão destes aditivos.

Os fabricantes desde sempre têm defendido que os corantes artificiais não causam quaisquer problemas de saúde, enquanto algumas associações de defesa dos consumidores têm tentado trazer à discussão a segurança destes aditivos. A FDA tem ignorado muitas destas petições, mas finalmente este mês decidiu discutir publicamente o assunto, fazendo reunir este painel de peritos.

Segundo o jornal "The New York Times", é provável que desta reunião saia um apelo para a realização de mais estudos sobre os corantes e as suas implicações na saúde, mas importa saber se estas recomendações irão ser seguidas quer pelos fabricantes, quer pelas instituições federais.

Fonte: RTP
Autor: Redação




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados