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Parece simples, até básico, mas na prática é justamente o contrário. Apertar raios de moto requer, no mínimo, técnica, pois senão, acarreta prejuízo
Para quem não sabe, a falta de aperto adequado pode levar a pneus furados, raios quebrados ou até ao empenamento.
Na prática, se existe um certo preparo para "colocá-los nos eixos", para identificar raios frouxos é uma tarefa fácil. De acordo com especialistas consultado, basta uma batidinha com chave de metal em cada raio, como se estivesse afinando um instrumento musical. Os que vibrarem desafinados precisam de aperto. Mas nem pense em sair apertando de um por um até o fim da folga, isso desalinharia completamente a sua roda. Para isso há uma chave especial.
Para Márcio Chagas, conhecido por "chaguinha", mecânico autônomo de motos no centro da Cidade, na Rua Clarindo de Queiroz, afirma que basta fazer um esquema simples para isso ocorra: "apertar todo terceiro raio e não mais que meia volta por vez.
"Comece apertando o raio mais próximo do bico da câmera de ar, esse será o raio número um(1).Não esqueça nunca: aperte apenas meia volta por vez cada raio. Segundo ele, tome cuidado de deixar todos com o mesmo aperto. "Ás vezes será preciso acochar e às vezes não. Além disso, é uma boa ideia manter uma mão no último raio que foi apertado, assim não se perderá durante a manutenção", salienta.
Ele diz que tem outro passo. "Continue apertando cada terceiro raio. Após apertar o raio número 1 pule os raios 2 e 3 e aperte o 4. Siga esse padrão pulando dois raios e apertando o terceiro. Assim você apertará os raios número 4, 7, 10, 13 e assim por diante.
Ele finaliza afirmando que o passo final é enquanto você gira a roda apertando os raios, os que tinham sido pulados vão sendo apertados de forma que o aro permaneça alinhado. "Isso deve ser repetido quantas voltas forem necessárias até que todos estejam apertados uniformemente", salienta o profissional.