Últimos artigos
Questões Polêmicas Na Sociedade De Consumo É Tema De Congresso Da Adeccon07/12/2011
Justiça Obriga Celpe, Compesa e Oi a Oferecerem Seis Opções de Data de Vencimento das Faturas07/12/2011
Procons iniciam Operação Natal Legal e reforçam fiscalização no varejo07/12/2011
Mantega: população deve pechinchar e exigir desconto maior que o da redução de impostos07/12/2011
Casa própria: comprador deve se preparar para gastos com escritura e impostos07/12/2011
Regulamentação de microsseguros irá atrair novo público e criar produtos07/12/2011
Inmetro garante a qualidade de produtos importados30/11/2011
Sites na mira da Polícia30/11/2011
Quer pagar quanto pela luz?30/11/2011
Férias: consumidor não é obrigado a aceitar pacote de diárias em hotel30/11/2011
Consumidor deve comparar peso dos produtos de Páscoa para escolher o preço justo
POR MICHEL ALECRIM
Para saber se os brinquedos dados como brindes são seguros para as crianças, também haverá operação do InMetro. Os pais só devem comprar produtos com o selo do instituto. Em operação anterior, ovo trazia corneta que emitia som acima do permitido. A aposentada Evanda Pereira, 64 anos, diz que lê atentamente a embalagem: “Ninguém pode comer chocolate demais nem de menos”.
Preços até 7% mais altos este ano
Segundo a previsão das indústrias do setor, o consumidor vai encontrar nesta Páscoa ovos até 7% mais caros. No entanto, os fabricantes estão otimistas e esperam um crescimento de 10% nas vendas na Páscoa deste ano. O grupo Pão de Açúcar espera crescimento de 30% nas vendas.
Segundo o IBGE, barras de chocolate e bombons estão 5,75% mais caros no Rio, nos últimos 12 meses. O percentual não é muito diferente da inflação em geral.
A nutricionista Manoela Dias recomenda aos consumidores que evitem comprar ovos em excesso. Além de fugir de prejuízos, quem compra a quantidade adequada evita problemas com a saúde, já que o produto é muito calórico. Se receber de presente mais do que pode comer, o mais aconselhável é guardar na geladeira o chocolate e consumi-lo aos poucos. “Normalmente, o chocolate dura entre três e quatro meses. Mesmo se a pessoa congelar, o prazo é o mesmo”, conclui a nutricionista da Pró-Teste.
CUIDADOS
NUMERAÇÃO
A numeração dos ovos de Páscoa não corresponde necessariamente ao peso. O consumidor precisa verificar a gramatura do produto e comparar com os preços para saber se está fazendo bom negócio. Até uma mesma marca pode mudar a quantidade de chocolate de um número para o outro.
EMBALAGEM
Alguns fabricantes procuram tornar as embalagens de ovos de Páscoa mais atrativas, com caixas ou invólucros em formatos de figuras como corações, por exemplo. Para não levar prejuízo, o consumidor tem que conferir a quantidade de chocolate que está comprando e não se orientar apenas pelo volume da embalagem.
NUTRIÇÃO
Pela presença de açúcar e gordura, o chocolate não deve ser consumido em excesso. Comprar a quantidade moderada é o mais recomendável. Conservar os ovos de Páscoa na geladeira é uma boa solução para quem recebe vários de presente. O produto tem que ser consumido dentro do prazo de validade.