JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumidor pode pedir cancelamento ou adiamento da viagem

Fontes: Procon, Idec Fonte: Consumidor em Pauta 17/3/2011

Texto enviado ao JurisWay em 17/03/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 


O consumidor pode pedir o  cancelamento ou o adiamento  nos casos de viagens agendadas para o Japão após o terremoto e o tsunami. Esse é o entendimento de órgãos e especialistas em defesa do consumidor.

A justificativa é a da “força maior”, ou seja, um acontecimento que foge completamente do controle e da previsibilidade de qualquer consumidor.

O consumidor tem direito à restituição dos valores pagos em caso de desistência e não pode ser cobrado de multa.

É bom saber que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não tem nenhum regulamento específico para imprevistos que obriguem as companhias aéreas a desonerar o passageiro de multas ou taxas de remarcação. Só que os consumidores podem recorrer ao Código Civil (artigo 393).

Quem não obter o cancelamento ou o adiamento, deve recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível. Também esses órgãos podem ser acionados caso o consumidor seja obrigado a pagar multa e, se pagar, terá direito ao dobro do valor pago, uma vez que se trata de cobrança indevida (artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor). A multa só pode ser cobrada em casos de cancelamento voluntário do vôo por parte do consumidor.

Por outro lado, o consumidor não tem direito a pedir indenização por dano moral à agência de viagem ou à companhia aérea. Isso porque a situação de “força maior” exime o fornecedor de responsabilidades.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2026. JurisWay - Todos os direitos reservados