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Pesquisa mostra que otimismo sobre o futuro cresceu.
Intenção de compras de bens duráveis nos próximos 6 meses avançou.
A confiança do consumidor brasileiro aumentou em fevereiro. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) passou de 121,6 para 122,6, segundo aponta pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta quinta-feira (24).
Segundo a pesquisa, foi verificada melhora das avaliações dos consumidores quanto ao momento atual, bem como quanto às perspectivas de curto prazo. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,3%, indo de 144,2 para 144,7 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,2%, ao passar de 109,7 para 111,0 pontos.
A situação financeira familiar foi avaliada como positiva em fevereiro de 2011. A proporção dos que consideram a situação atual como boa aumentou de 28,8% para 29,2% do total. A parcela dos que a consideram ruim recuou de 11,9% para 11,3%.
Compras
O ímpeto para compras de bens duráveis nos próximos seis meses subiu e exerceu a principal contribuição para a evolução do ICC, ao aumentar 6,5%. A parcela de consumidores prevendo mais compras subiu de 17,4% para 17,9%; a dos que pretendem comprar menos caiu de 33,0% para 28,0%.