JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumidor pisa no freio no fim de ano

Fonte: O Dia Online 23/12/2010

Texto enviado ao JurisWay em 23/12/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Pesquisa mostra que desconfiança quanto aos indicadores pode prejudicar as vendas

Rio - O brasileiro está um pouco menos otimista sobre sua própria situação financeira, mas segue apostando no bom desempenho das contas do País. A conclusão é da pesquisa Índice de Confiança do Consumidor, feita pela Fundação Getulio Vargas em dezembro. O pior cenário para os cidadãos será nos próximos seis meses. Aloísio Campelo, responsável pelo estudo, acredita que a apreensão pode afetar vendas de bens duráveis, como eletrodomésticos e automóveis no primeiro semestre de 2011.

Famílias com ganhos mensais entre R$ 2.101 e R$ 4.800 mostraram diminuição maior na confiança entre as quatro faixas de renda analisadas. A expectativa de elevação de juros que toma conta do mercado e a inflação crescente que já assusta na hora do supermercado seriam responsáveis pelo receio, diz Campelo. Para ele, se a situação se mantiver, pode haver mais redução no otimismo da população ano que vem.

Os próprios consumidores entrevistados acreditam na redução da intenção de compra de bens duráveis, o que explicaria alguma retração no consumo desde já. A expectativa em relação à inflação também cresceu em dezembro sobre o mês anterior.

A pesquisa, entretanto, aponta que a avaliação das famílias em relação à economia atual é positiva. O Índice de Situação Atual teve queda de apenas 0,4%, contra 2,1% no indicador geral, que inclui análise de cinco quesitos.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados