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Na próxima década, o alimento será mais saudável, saboroso, de qualidade assegurada e preparo rápido e fácil. O consumidor passará a buscar a comida que traga os melhores benefícios a preço a mais acessível.
Haverá maior complexidade no rol de produtos para se alinhar às cinco macrotendências globais da alimentação: Sensorialidade e Prazer, Saudabilidade e Bem-Estar, Conveniência e Praticidade, Confiabilidade e Qualidade e Sustentabilidade e Ética. Um produto que agregue todos os benefícios é o que procura a indústria alimentícia, que já oferece alimentos mesclando as tendências.
As mudanças virão para atender ao desejo do consumidor que está mais crítico, mais bem informado e exigente a respeito de fatores sociais e ambientais e decidido a buscar produtos mais saudáveis.
Outros fatores que influenciam a modificação de hábito e padrão de consumo é a redução do tamanho da família, a entrada na mulher no mercado de trabalho, o aumento no poder de compra, no nível de escolaridade e na expectativa de vida. Esse cenário está traçado no projeto Brasil Food Trends 2020, feito pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O documento foi organizado a partir de pesquisas em mercados com os quais o Brasil mantém intercâmbio comercial e cultural e foram validadas por estudos elaborados por centros de referência internacionais.
Para verificar se as tendências observadas no exterior se aplicavam ao consumidor brasileiro, a Fiesp solicitou ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) pesquisa nacional que traçasse o perfil de consumo de alimentos no Brasil. "Houve forte aderência brasileira às tendências de consumo encontradas em outros países do mundo", informa o diretor-geral do Ital, Luis Madi.
Tendências e estratégias - A análise das tendências da alimentação com seus impactos e a pesquisa Fiesp/Ibope são para fornecer informações estratégicas à indústria alimentícia para nortear pesquisa, desenvolvimento e inovação e criar alimentos que atendem às novas exigências e preferências do consumidor, afirma Madi. "É nossa função antecipar as tendências de alimentação do futuro e prover as pequenas, micros e médias empresas de informações estratégicas para que elas possam se desenvolver com mais competência".
Para atender ao neoconsumidor, como está sendo chamado, deverão entrar em cena ingredientes mais seguros, embalagens ambientalmente adequadas e com informações nutricionais detalhadas, novos processos produtivos e novos ambientes de consumo. Tudo deverá ser criado especialmente para cada uma das macrotendências.
Uma loja do futuro para a tendência sensorialidade e prazer precisa ter ambiente (virtual e real) diferenciado, ser confortável, com entretenimento e tecnologia (TV, vídeo, computador), rotisseria e mix de produtos sob medida.