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 Defesa do Consumidor
 

Telefonia móvel: Brasil Telecom e TIM lideram reclamações em agosto

Fonte: Info Money 24/9/2010

Texto enviado ao JurisWay em 24/09/2010.

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SÃO PAULO - As operadoras de telefonia móvel Brasil Telecom GSM e TIM GSM ficaram entre as empresas com maior número de reclamações em agosto, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

No mês passado, o índice de reclamações da BrT foi de 0,632 a cada mil acessos ao chamado Serviço Móvel Pessoal (celular). Já a TIM teve 0,389 reclamações para cada mil acessos.
 
As operadoras Oi Celular, CTBC Celular, Claro e Vivo aparecem em seguida no ranking das mais reclamadas, com 0,340, 0,330, 0,323, 0,262, respectivamente. Completando a lista, estão a Aeiou (0,148) e Sercomtel Celular (0,001).
 
Ranking

Ao todo, dos mais de 194,1 milhões de usuários de telefonia móvel, 63.579 realizaram reclamações no oitavo mês do ano.
 
No mesmo mês de 2009, as primeiras posições no ranking eram: Brasil Telecom, com 0,527 reclamações por mil assinantes, seguida pela Oi Celular (0,471), Claro (0,428), TIM GSM (0,355), Aeiou (0,354), Sercomtel Celular (0,254), CTBC (0,193) e Vivo (0,174).
 
Desempenho no Atendimento

Considerando o Desempenho no Atendimento de serviço, ainda entre as prestadoras de serviço móvel, a Sercomtel Celular e a Brasil Telecom obtiveram os piores resultados em agosto de 2010, com notas de 74,4 e 78,4, respectivamente, de 100 pontos possíveis.
 
Entre as operadoras com os melhores desempenhos, estão a Aeiou, que obteve nota 100, e a Vivo, que ficou com 96,9 pontos, como é possível verificar na tabela abaixo:
 

O IDA leva em consideração a capacidade das prestadoras de atender as demandas em um prazo de cinco dias, de diminuir as reclamações dos consumidores, de reduzir as pendências e evitar reincidências. As operadoras partem da nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação às metas de desempenho previamente estabelecidas.

Telefonia fixa
Das operadoras de telefonia fixa, as mais reclamadas na modalidade de ligação local foram a TIM, com 2,245 reclamações por mil acessos, seguida da Telefônica (1,094), Oi (0,921) e Brasil Telecom (0,902).

Completam o ranking a Embratel (0,851), CTBC Telecom (0,470), GVT (0,424), Sercomtel (0,061) e Intelig, que ficou com o menor número de reclamações na modalidade ligação local, de 0,028.

Ao todo, a Anatel registrou 38.657 reclamações em agosto, dentre os mais de 41,5 milhões de assinantes.




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