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Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos no oitavo mês do ano, conforme divulgou o Banco Central. Das 905 reclamações procedentes contra todos os bancos do País no último mês, 117 eram sobre essa operação, que representou 12,9% do total.
Em julho, débitos não autorizados também estavam em primeiro lugar do ranking, com 119 queixas, 14,9% do total de 799 reclamações procedentes de todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à Circular 3289, que trata de esclarecimentos incompletos ou incorretos, com 77 ocorrências – ou 8,50% do total.
Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram BMG, com 39 reclamações, Banco do Brasil (14), Santander (6), SS (5) e Itaú (3).
Schahin e BNP Paribas empataram com duas reclamações. Já Cruzeiro do Sul, Citibank, Caixa Econômica Federal, Bonsucesso, Banco GE Capital S.A. E Safra registraram uma reclamação cada.
Em terceiro, com 59 reclamações, ficaram as operações não reconhecidas, que representaram 6,5% do total de queixas. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de agosto:
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 706 casos no mês passado. O número, frente a julho, registrou aumento de 14%, uma vez que naquele mês havia 618 queixas procedentes contra bancos com mais de um milhão de clientes.
Fonte: InfoMoney