JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Gastos com serviços de dados no celular crescem 55%

Fonte: Folha de Pernambuco 20/9/2010

Texto enviado ao JurisWay em 20/09/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



SÃO PAULO (Folhapress) - O gasto com torpedos, música e acesso à internet pelo celular cresceu 54,5% no segundo trimestre, na comparação com igual período em 2009. A receita das operadoras com serviços de dados (tudo, menos serviço de voz) foi de R$ 2,8 bilhões no segundo trimestre deste ano, ante R$ 1,8 bilhão no mesmo período do ano passado.

Isso representa 16,3% da receita bruta de serviço das operadoras. É pouco se comparado com países como Japão, onde cerca de 50% da receita das operadoras é relativa a serviços de dados.

Os números divulgados ontem são do projeto Monitor Acision, das consultorias Acision e Teleco, que tem por objetivo mapear tendências de uso de serviços móveis no Brasil. Com 185 milhões de celulares, o Brasil possui uma densidade de 95,6 celulares por 100 habitantes.

Projeções da Teleco dão conta de que, neste semestre, o País deve ultrapassar a barreira de 100 celulares por 100 habitantes. A pesquisa ouviu 750 pessoas em São Paulo, Rio e Porto Alegre. A operadora que tem a maior receita com serviços extra-voz é a Vivo (21,6%). Em seguida vem a TIM, com 13%, e depois a Oi, com 11,6%. A Claro não divulgou a informação.

Da receita das operadoras com serviços, 45% corresponde a mensagens (torpedo, torpedo multimídia e "instant message") e 44% a acesso à internet. Outros (como música e toque de celular) representam 11%.

Do universo de entrevistados, apenas 2% acessa a internet por meio de celular, e 3% é usuário de banda larga móvel (mo­dem 3G ou celular como modem conectado ao laptop). As duas principais razões para não acessar a internet móvel são: não ver necessidade (61%) e custo alto do serviço (42%).

Desses 5%, 62% usam a web móvel para acessar e-mail ou navegar na internet e 37% usa o celular para ver vídeos no Youtube ou entrar em redes de relacionamento, como Facebook e Twitter.


 




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados