JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Videogames podem ajudar a aumentar a velocidade com que o cérebro toma decisões

Fonte: Pernambuco 13/9/2010

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobrirar que jogar videogames pode deixar as pessoas mais aptas a tomar decisões rapidamente. Os pequisadores descobriram que os adeptos dos games têm uma percepção maior do que acontece em seu entorno, e são mais sensíveis a variações no ambiente. Segundo eles, o uso deste tipo de jogos pode melhorar a resposta cerebral em atividades corriqueiras, como ler, dirigir, seguir instruções de mapas e até mesmo coordenar encontros sociais com os amigos.

A pesquisa, que foi publicada na revista especializada "Current Biology", deste mês, mostra que os videogames podem deixar as pessoas mais preparadas para reagir a situações até então desconhecidas do dia a dia. A popularidade dos videogames é tanta que cerca de 68% dos lares americanos tem pelo menos um aparelho, segundo dados da Entertainment Software Association.

O estudo foi feito com jovens de 18 a 25 anos que não tinham o hábito de jogar videogames. Os participantes foram separados em dois grupos. O primeiro jogou 50 horas de jogos de ação, entre eles "Call of Duty 2" e "Unreal Tournament". O outro jogou um mais lento de estratégia, o "The Sims 2".

Após o período de treinamento, os participantes tiveram que tomar decisões rápidas para resolver diversos problemas. Os cientistas elaboraram testes específicos, e cada um tinha apenas alguns segundos para dar sua resposta. Os participantes que jogaram os games de ação tiveram reações até 25% mais rápidas, e acertaram o mesmo número de perguntas que os participantes do outro grupo.

"Descobrimos que quem joga games de ação não só reage mais rápido às situações, como também tem um bom nível de acerto. A descoberta é muito importante para certos profissionais, como cirurgiões, na qual demorar um segundo a mais para reagir pode colocar tudo a perder", disse Daphne Bavelier, uma das coordenadoras do estudo.

As simulações dos cientistas mostram que o cérebro acumula, continuamente, pequenos pedaços de informações sobre situações, pessoas e lugares.

"As pessoas estão costantemente calculando e redefinindo estas informações", explica a pesquisadora. Como os jogadores precisam tomar decisões rápidas, o cérebro acaba se acostumando a processar informações de maneira diferente.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados