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 Defesa do Consumidor
 

Papai Noel já chegou ao comércio

Fonte: Estado de Minas 15/9/2010

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2010.

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Marina Rigueira 

 

Lojas da capital mineira já estão no clima do Natal. Artigos de decorações natalinas já compõem os estoques e até mesmo as vitrines, antecipando o movimento que ocorre normalmente em outubro, depois do Dia das Crianças. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) revela que 51% dos lojistas entrevistados em BH planejam antecipar ações de vendas de Natal, 53% dos empresários do comércio já estão com planejamento estruturado e 57% já organizaram estoques antecipados para a principal data do comércio.

De acordo com a economista da Fecomércio Minas, Silvânia Araújo, este ano, os comerciantes de BH anteciparam a exposição de produtos natalinos para o este mês, focados em criar um clima ainda maior para capturar os consumidores, que gostam de adiantar as compras de Natal. “O comércio varejista está otimista para a data”, ressalta.

Silvânia Araújo lembra que as vendas para o Natal aumentam significativamente em novembro. “Mas é importante que os lojistas se organizem com antecedência para dar conta da demanda e toda essa preparação atrai o consumidor”, revela.

Os comerciantes de BH, que já oferecem produtos de Natal aos consumidores, esperam um aumento de até 20% em vendas para a data em relação a 2009. A 1001 Festas fez os pedidos de produtos natalinos em maio e, de acordo com o gerente, Délcio de Almeida Filho, os itens já estão expostos nas lojas desde o início do mês. O pisca-pisca LED, de R$ 12,90, é a novidade do Natal. Os outros modelos variam de R$ 3,90 a R$ 23,90 e os enfeites para árvore custam de R$ 1,49 a R$ 95,90. “Esperamos um aumento de 20% nas vendas para este Natal e a procura pelos produtos já é grande”, afirma.

 
As lojas Glass e Hadar, no Shopping 5ª Avenida, também já oferecem ao consumidor novidades para o Natal. De acordo com a proprietária, Norma Gontijo, as encomendas de produtos natalinos foram feitas em maio e eles estão chegando aos poucos. “Espero um crescimento de 15%, em relação ao Natal passado e os produtos já têm grande saída. O Papai Noel de cristal, de R$ 29,90, e a mini árvore, de R$ 62, são sucessos de vendas”, revela. Na Cash Box os produtos natalinos já estão nas vitrines e de acordo com a gerente Sandra Souza eles são um atrativo também para o Dia das Crianças. “Nosso estoque de Natal já está cheio e preparado para a data que deve ser pelo menos 15% melhor que a do ano passado. Começamos a vender produtos de Natal desde o primeiro dia de setembro”, salienta.

O proprietário da Casa Maia, Alexandre Maia, fez os pedidos dos produtos de decoração de Natal em janeiro e o lançamento da mercadoria natalina será na última semana do mês. “Estamos preparando o estoque e contratando para aumentar a equipe. Esperamos um aumento de até 20% nas vendas e neste ano teremos uma linha exclusiva de árvores de Natal, que vão variar de R$ 25 a R$ 4 mil.”



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