JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumo de gás natural bate recorde

Fonte: O Globo - Online 16/9/2010

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



RIO - O ritmo acelerado da economia brasileira neste ano está levando o país a bater todos os recordes de consumo de gás natural.  A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse nesta quarta-feira que o consumo médio de gás natural no mês de setembro está em 77, 6 milhões de metros cúbicos por dia, praticamente o dobro do mesmo período do ano passado. Em 2010, o consumo total de gás foi de 45,6 milhões de metros cúbicos por dia, já refletindo a desaceleração da economia por conta da crise financeira internacional. Em setembro de 2008, a demanda de gás natural no país foi de 59,3 milhões de metros cúbicos por dia. Graça participou de palestra sobre o futuro do gás natural na Rio Oil & Gas, em realização no Riocentro.

É o crescimento da economia que está batendo todos os recordes - disse Graça.
 
A diretora explicou que o consumo de gás natural para geração de energia elétrica saltou de 2,9 milhões de barris por dia em setembro do ano passado para 29,9 milhões de metros cúbicos em 2010. Atualmente a geração elétrica com térmicas a gás é da ordem de 6.500 megawatts (MW) médios. Essa geração maior de eletricidade via usinas térmicas está sendo feita para preservar os reservatórios das usinas hidrelétricas no atual período seco, que vai até novembro próximo.
 
O consumo de gás natural no chamado mercado não térmico, ou seja, consumido principalmente pelas indústrias, também está batendo recordes. Nos primeiros dias de setembro, a média do consumo não térmico foi de 38,9 milhões de metros cúbicos por dia, contra 34,2 milhões de metros cúbicos por dia no ano passado e de 36,9 milhões em 2008. Segundo a diretora, o pico de consumo de gás não térmico já chegou até 44 milhões de metros cúbicos por dia nos últimos dias.
 
A diretora garantiu que a Petrobras tem condições de atender a esse forte crescimento do consumo de energia, sem problemas. O consumo está sendo atendido com cerca de 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás importado da Bolívia, outros 18 milhões de metros cúbicos por dia em média de GNL (Gás Natual Liquefeito) e o restante com a produção nacional que está na ordem de 63,3 milhões de metros cúbicos por dia. Parte da produção é usada também para consumo próprio nas unidades da companhia.
 
 A gente fica num nível de tensão muito grande, não em termos de suprimento em si, pois foram muitos investimentos nos últimos anos para aumentar a oferta, e sim para acertar o suprimento, como fazer esse atendimento da melhor forma - destacou Graça Foster.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados