JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Micro e pequenas empresas puxam alta na procura por crédito em agosto

Fonte: R7 16/9/2010

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



O número de empresas que procurou mais crédito em agosto cresceu 5,5%, marcando o segundo mês seguido de aumento, segundo o Indicador da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta quinta-feira (16) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. As micro e pequenas empresas puxaram esse avanço, já se preparando para as vendas do Dia das Crianças (12 de outubro).

A procura por crédito por parte dessas empresas cresceu 5,8% em relação a julho. No setor comercial como um todo, por sua vez, o avanço foi de 5,4% na comparação com o mês anterior.

- O bom desempenho das vendas no Dia dos Pais e a proximidade do Dia das Crianças impulsionaram  a procura por crédito das empresas do setor durante o mês de agosto. As empresas do setor de serviços tiveram um desempenho ainda superior, registrando elevação de 6,2% na procura por crédito em agosto. Nas empresas industriais, o crescimento da procura por crédito foi de 4,1%.

Na avaliação da Serasa, o resultado positivo de agosto “confirma a retomada do crescimento econômico em ritmo mais acelerado neste terceiro trimestre, após o desaquecimento observado durante o segundo trimestre de 2010”.

Na comparação com agosto de 2009, a procura das empresas por crédito cresceu 8,2%; no acumulado dos primeiros oito meses deste ano, por sua vez, a procura avançou 7,7% sobre o período acumulado de janeiro a agosto de 2009.

Porte e região

Nas médias empresas o crescimento na procura por crédito verificado em agosto foi de 0,7% sobre julho. Nas grandes, por sua vez, a elevação mensal foi mais modesta, de 0,3% - no acumulado do ano, no entanto, elas lideraram, com crescimento de 11,1% sobre os primeiros oito meses de 2009.

As micro e pequenas empresas, por sua vez, totalizaram elevação de 8,7% no período. Já as médias empresas registraram recuo de 8,5% - muitas empresas nesse segmento são exportadoras, e por isso sofreram os efeitos de um mercado externo pouco dinâmico (devido à crise) e do real valorizado.

Consideradas as regiões do país, o maior crescimento ocorreu entre as empresas no Nordeste (8%). O Norte também se destacou no mês passado, com alta de 6,6%. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste a procura por crédito cresceu em ritmo menor em agosto, com altas de 5,9% e 4,9%, respectivamente. Na Região Sul, o crescimento foi de 2,6% no mês passado.

Análise por setor

As empresas do setor comercial se destacaram na procura por crédito no acumulado de janeiro a agosto (sobre mesmo período de 2009), com alta de 8,4%. Em seguida vêm as empresas de serviços, com alta acumulada de 7,6% sobre o período de janeiro a agosto de 2009.

Por fim, a maior exposição do setor industrial ao cenário externo faz com que o setor apresentasse um avanço de 4,8% na procura por crédito nos primeiros oito meses deste ano.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados