JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Preços têm queda menor em SP, RJ e BH

Fonte: R7 24/8/2010

Texto enviado ao JurisWay em 25/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Alimentos e habitação tiveram as variações mais intensas; IPC-S do país ficou em -0,17%

Os custos dos alimentos e da habitação fizeram o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) ter queda menor no terceiro período analisado no mês. Três das sete capitais pesquisadas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) apresentaram deflação (inflação negativa ou queda de preços) menos intensa do que na semana anterior.

Isso significa que os preços estão deixando de cair em São Paulo (de -0,04% para zero), Rio de Janeiro (de -0,25% para -0,14%) e Belo Horizonte (de -0,56% para -0,55%). No índice geral, o IPC-S passou de -0,19% para -0,17%.

Apesar disso, quatro capitais ainda apresentaram deflação: Salvador (-0,22% para -0,25%), Brasília (-0,35% para -0,42%), Recife (-0,55% para -0,68%) e Porto Alegre (-0,05% para -0,27%).

No grupo alimentação - o que mais contribuiu para o ligeiro avanço no IPC-S - os preços caíram 0,94%, menos que a queda de 1,09% vista na leitura da semana passada. O item hortaliças e legumes foi o que mais afetou o indicador.

No grupo habitação houve alta de 0,23%, acima do 0,20% visto uma semana antes, com a influência do item taxa de água e esgoto residencial. Também vieram acima do registrado na semana passada os índices dos grupos vestuário (-0,90% para -0,84%) e educação, leitura e recreação (-0,10% para -0,05%).

Segundo a FGV, em São Paulo, os preços foram puxados para cima pelas variações em produtos como a batata-inglesa, o mamão papaya, a cebola, o leite tipo longa vida e o feijão carioquinha. Houve aumentos menores em produtos como alho, álcool combustível, aluguel residencial, goiaba e carne moída.

No Rio, subiram os preços da taxa de água e esgoto, do condomínio, da mensalidade da TV por assinatura e do plano de saúde. Entre os alimentos, houve queda menor nos custos da batata, do mamão papaya, da cebola e do tomate.

A próxima apuração do IPC-S, com o índice final referente a agosto, será divulgada no dia 1º de setembro. Os resultados regionais sairão no dia 2.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados