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Segundo o levantamento, a qualidade dos perecíveis foi considerada mais relevante, com 98% das respostas das 41 redes de franquias entrevistadas, seguida por preço (88%), prazo de entrega (83%) e prazo de pagamento (60%). Já na compra de embalagens descartáveis, o preço e a qualidade são os mais importantes, ambos com 82% das citações.
Na categoria mercearia seca (maionese, mostarda, feijão, arroz), o fator qualidade também foi o mais citado (97%), enquanto o preço aparece novamente como o segundo fator (87%). Na categoria bebidas, o critério qualidade chega a 82% das respostas, seguido pelo preço (76%), prazo de entrega (66%) e prazo de pagamento (55%).
"O sistema de franquia é a replicação de um modelo de sucesso, a marca é o seu bem, não é surpresa que o fator qualidade ocupe um papel de destaque na decisão de qualquer processo, seja produto ou serviço", afirmou o diretor executivo da ABF.
Abastecimento
Quando se trata do abastecimento no sistema de franquias, 33% são realizados pela própria empresa e por fornecedores diretos na loja. Já 25% são feitos por fornecedores diretos da loja e operação logística, enquanto 20% são feitos por fornecedores direto na loja.
"Observamos que não existe uma tendência clara no abastecimento das redes; esse sem dúvida é um desafio. O mais interessante é que o custo da matéria-prima apontado como principal problema há três anos, está vinculado à solução logística", disse o coordenador geral da pesquisa, João Baptista Jr.