Últimos artigos
Consumo de gás natural no País cresce 55% em outubro 22/12/2010
União desvia R$ 43 bi de fundo de telecomunicação 22/12/2010
Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista 22/12/2010
Cartão aluguel pode ser ampliado 22/12/2010
Em 2010, nº de celulares pode passar de 200 milhões 22/12/2010
Regras disciplinam mediação e conciliação 16/12/2010
Nova lei obriga noivos acima de 70 anos a ter separação de bens 16/12/2010
Quase metade da população brasileira tem veículo próprio 16/12/2010
Livros de papel e os clubes de leitura continuam em alta no Brasil 16/12/2010
Equipamentos eletrônicos sem utilidade serão recolhidos para reciclagem no Rio 16/12/2010
Linhaça, fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, carnes em geral, laranja, morango, ovos, leite integral e derivados do leite, espinafre, cenoura, nozes e azeite de oliva extra-virgem. Além de beneficiarem todo o corpo, estes alimentos ajudam também a prevenir doenças oculares
Uma alimentação equilibrada garante saúde para todo o corpo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a alimentação também contribui para a prevenção e até tratamento de doenças oculares. Vários cuidados são sempre necessários para garantir a saúde dos olhos e a alimentação pode ajudar.
As vitaminas presentes nos alimentos são substâncias que têm papel fundamental no processo de melhoria da visão. A vitamina A, por exemplo, é uma das principais substâncias protetoras da área ocular, que aliada às vitaminas B, D e E ajudam no funcionamento do sistema imunológico. Alguns tipos de alimentos de origem animal podem não ser tão atrativos ao paladar, mas são ricos em vitaminas importantes e necessárias para uma boa visão. São eles: fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau e fígado bovino, além de alimentos que fazem parte da rotina de muitas pessoas, como carnes em geral, ovos, leite integral e derivados do leite.
Alimentos vegetais também são importantes para uma visão saudável. Espinafre e cenoura são ricos em luteína, que é excelente antioxidante para a saúde ocular, assim como frutas ricas em vitamina C (laranja e morango, etc) e alimentos com vitamina E, como nozes e azeite de oliva extra-virgem.
Para a oftalmologista do Centro Completo de Oftalmologia – HCO, Raquel Paiva, uma alimentação balanceada contribui para saúde de todo o corpo e é essencial para a saúde dos olhos. “Anualmente dois terços de pessoas com mais de 60 anos no mundo sofrem de doenças oculares, associadas ao processo de envelhecimento como catarata e degeneração macular (DMRI). A alimentação adequada também pode evitar vários outros tipos de doenças”, explica a oftalmologista do HCO.
O óleo da linhaça, por exemplo, é indicado no tratamento do olho seco, pois contém uma mistura de ácidos graxos do tipo ômega 3, que apresentam propriedades anti-inflamatórias. Existem várias anormalidades que podem causar o olho seco que resultam em diminuição da produção da lágrima, evaporação excessiva e problemas no momento de piscar. “A linhaça é um importante aliado para prevenção de doenças nos olhos. Acredito que o uso regular traz apenas resultados positivos”, diz a oftalmologista.
Segundo a nutricionista da Nutrilife, Daniela Zuin, a linhaça também ajuda em muitos outros aspectos. “Elimina as gordurinhas, combate o envelhecimento da pele, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de diabetes, ilumina os cabelos, protege o coração, ‘turbina’ o bom colesterol, alivia a TPM, previne o câncer de mama, controla a pressão arterial, melhora a respiração, otimiza o funcionamento do intestino, além de cuidar da visão”, enumera.