JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Confiança do consumidor aumenta pelo sexto mês seguido, aponta FGV

Fonte: Folha de S. Paulo - Online 24/8/2010

Texto enviado ao JurisWay em 24/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 0,7% entre julho e agosto, ao passar de 120 para 120,8 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Embora esse seja o sexto mês consecutivo de alta do índice, em relação aos dois últimos levantamento houve uma desaceleração do índice. No mês anterior (junho/julho), a alta foi de 1,1%, ante crescimento do índice de 1,9% em maio/junho.

Segundo o levantamento, os consumidores brasileiros mantêm-se satisfeitos com o momento atual e com perspectivas otimistas para os meses seguintes.

O ISA (Índice da Situação Atual) subiu 0,6%, ao passar de 134,9, em julho, para 135,7 pontos, em agosto, atingindo novo recorde histórico. O IE (Índice de Expectativas) avançou 0,7%, ao passar de 112,1 para 112,9 pontos, o melhor resultado desde março de 2008 (117,6 pontos).

Em agosto, o indicador que mede a satisfação com as finanças pessoais elevou-se em 1,3% na comparação com o mês anterior, atingindo o máximo da série iniciada em setembro de 2005 (114,5 pontos). A proporção de consumidores que avaliam a situação financeira da família no momento como boa aumentou de 24,1% para 25,8% do total; a dos que a consideram ruim passou de 11,1% para 11,3%.

De acordo com a FGV, entre os quesitos integrantes do ICC, "o indicador de ímpeto para compras de bens duráveis exerceu a maior influencia sobre a evolução favorável do índice no mês". A parcela de consumidores que projetam compras maiores nos seis meses seguintes subiu de 14,0% para 16,6%; a dos que preveem compras menores passou de 27,9% para 27,1%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

A coleta de dados para a edição de agosto de 2010 foi realizada entre os dias 30 de julho e 19 de agosto de 2010.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados