JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumo regular de açúcar é pior que exagero esporádico, diz estudo

Fonte: Estado de S. Paulo - Online 19/8/2010

Texto enviado ao JurisWay em 19/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

Risco de cárie está associado ao padrão de ingestão, não à quantidade total de doces
 
Anahad O'Connor, do NYT

O açúcar e as cáries andam de mãos dadas. Mas a quantidade total de açúcar que você come tem menos impacto sobre elas que o padrão como você o consome.

A cárie dentária ocorre quando as bactérias acumuladas nos dentes se alimentam de açúcares simples, criando um ácido que destrói o esmalte. Quando você come algo doce, as bactérias levam cerca de 20 segundos para convertê-lo em ácido, que desaparece em 30 minutos.

Isso significa que uma lata de refrigerante é muito menos prejudicial para os dentes quando consumida em poucos minutos do que várias horas de repetidos goles, segundo a professora de saúde pública e serviços comunitários Carole Palmer, da Universidade de Medicina Dental Tufts, em Boston (EUA).

"Cada vez que o açúcar se apresenta para as bactérias, você terá ácido em formação'', disse Carole , que publicou recentemente um estudo que explora mitos dental na revista Nutrition Today.

"O que aumenta o risco de cáries não é o montante total de açúcar, mas o padrão de alimentação. Você é alguém que está constantemente bebericando? Começa um refrigerante e o mantém e em sua mesa durante toda a tarde? Você pega uma xícara de café com açúcar e toma por toda a manhã?''

Pela mesma razão, muitos dentistas aconselham pais a não dar às crianças copos antiderramamento (com uma proteção em cima), que têm sido associados em alguns estudos sobre cárie dentária na infância.

A professora diz que o problema não é só açúcar, mas qualquer produto com ácido, como refrigerantes diet. Segundo outro estudo, os doces amargos são significativamente mais destrutivos para o esmalte do dente que doce normal, por causa de seus níveis de ácido.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados