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No Norte, a maior parte dos entrevistados considera que o mais importante é o conhecimento que pode levar a um bom emprego. Nas outras regiões do país, a resposta mais frequente foi a formação de um bom cidadão.
Esta edição do Jornal Nacional começa com uma espécie de raio-x dos sentimentos dos brasileiros. É um estudo sobre o que os cidadãos esperam do trabalho, das redes pública e privada de saúde e da escola. Os números apurados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) criam o chamado Índice de Valores Humanos: IVH. É o repórter Hélter Duarte quem explica.
A escola é o espaço que pode transformar alguns sonhos em realidade. Mas o que as crianças devem aprender na sala de aula?
Na Região Norte, a maior parte dos entrevistados considera que o mais importante é o conhecimento que pode levar a um bom emprego. Nas outras regiões do país, a resposta mais frequente foi a formação de um bom cidadão.
O estudo aponta também um desafio: como melhorar a relação entre pais, alunos e professores? A sugestão é incentivar a leitura e a prática de esportes, que estimulam a integração e o respeito ao próximo.
Mas o resultado só será completo se os pais participarem ativamente do dia a dia dos filhos dentro da escola: “Reforçar o vínculo entre a família e a escola através de uma visão de educação muito mais ampla, que tenha que servir sim pro mercado de trabalho, mas que sirva também pra propósitos maiores da sociedade”, declarou o coordenador do relatório - PNUD/ONU, Flávio Comim.
Qual a percepção, a sensação dos brasileiros em relação ao ensino nas escolas públicas e particulares? A pesquisa criou um índice, o IVH, que vai de 0 a 1.
Quanto mais perto de 1, melhor a avaliação. O IVH da educação ficou em 0,54.
Os entrevistados também responderam como se sentem quando são atendidos da rede pública ou particular, e avaliaram mal a saúde no país: o resultado ficou em 0,45. Os pacientes reclamaram do tempo de espera e consideram difícil entender o que dizem e escrevem os profissionais de saúde.
E no trabalho, há mais satisfação ou sofrimento? O índice ficou em 0,79, puxado por empresas como uma rede de hotéis, que investe na formação dos funcionários.
O gerente Horácio começou como recepcionista da madrugada há sete anos e as camareiras estão estudando inglês.
“Eu percebo que as pessoas crescem profissionalmente, eu percebo que as pessoas estudam, percebo que as pessoas se preparam e se você não acompanha o ritmo, você se sente um peixe fora d’água. Então a empresa me faz esse desejo de crescimento. Pra trás nunca vou ficar”, disse a camareira Lília Mendes.