JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Junho registra mais baixa taxa média de juros para famílias desde 1994

Fonte: JB Online - Jornal do Brasil 28/7/2010

Texto enviado ao JurisWay em 28/07/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Kelly Oliveira, Agência Brasil

 

BRASÍLIA - A taxa média de juros cobrada das famílias em junho, de 27,3% ao ano, foi a mais baixa da série histórica do Banco Central (BC), iniciada em 1994. A redução não significa, entretanto, que os bancos baixaram os juros, mas que os consumidores estão buscando modalidades com taxas mais baixas, o que reduz a média.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, argumentou que, enquanto o saldo das operações do cheque especial (com taxa de 165,1% ao ano) caiu 0,2%, o estoque do crédito pessoal aumentou 1,6% (taxa de 42% ao ano), de maio para junho.

“Aqueles tomadores de recursos aptos para captar em outras modalidades migram”, disse Lopes. Ele ressaltou que o cheque especial, por ter taxa muito elevada, “é um recurso de última instância”.

Lopes destacou que há indícios de acomodação da demanda por crédito pelas famílias, e aumento no crédito para as empresas. O crescimento, nesse caso, está sendo puxado por grandes operações de empresas.

Ele explicou ainda que a taxa de crédito para as empresas subiu (de 26,9% ao ano em maio para 27,3% ao ano em junho) porque esse segmento sente mais fortemente as elevações da taxa básica de juros (Selic). Isso porque o setor empresarial tem 40% das operações a taxas flutuantes.

Dados parciais do BC mostram que, neste mês, até o dia 15, o crédito para pessoas físicas cresceu 1,8% e, para as empresas, 2,4%.

De acordo com Lopes, o crédito para pessoas físicas, com recursos livres e direcionados, cresceu 1% em junho em relação a maio. Para as empresas, a alta foi de 2,8%.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados