Últimos artigos
Consumo de gás natural no País cresce 55% em outubro 22/12/2010
União desvia R$ 43 bi de fundo de telecomunicação 22/12/2010
Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista 22/12/2010
Cartão aluguel pode ser ampliado 22/12/2010
Em 2010, nº de celulares pode passar de 200 milhões 22/12/2010
Regras disciplinam mediação e conciliação 16/12/2010
Nova lei obriga noivos acima de 70 anos a ter separação de bens 16/12/2010
Quase metade da população brasileira tem veículo próprio 16/12/2010
Livros de papel e os clubes de leitura continuam em alta no Brasil 16/12/2010
Equipamentos eletrônicos sem utilidade serão recolhidos para reciclagem no Rio 16/12/2010
Com ainda poucos concorrentes, mercado começa a dar sinais de mudanças, diz pesquisa da ABI Research
Algo em torno de 60 milhoes de netbooks devem ser comercializados neste ano, um número que deve quase dobrar em 2013, segundo novas projeções da ABI Research. Este mercado vivencia um rápido crescimento desde que a categoria foi introduzida, em 2008. Mas o movimento deve iniciar uma trajetória de declínio entre 2014 e 2015, adicionou a pesquisa.
Enquanto meia dúzia de fornecedores aproveitam de 78% dos mercados em 2009, mudanças começam a ser verificadas, disse o analista-chefe Jeff Orr. A fabricante Asus construir seu caminho neste setor com o Eee PC, seguido pela Acer. Ambas mantinham quase o mesmo um terço do mercado em 2008. Mas a Asus perdeu quase metade de sua participação ano passado, disse Orr.
A iniciativa de um laptop por criança (OLPC, da sigla em inglês) foi comercializada pela Asus, mas ela não foi capaz de manter a escala de produção da Acer, explicou o analista, adicionando que a concorrente executou melhores distribuições via canal na América do Norte, Europa Ocidental, Japão e Coreia do Sul. “Eles podem ter investido mais ou, talvez, estar no local certo na hora certa”, disse, referindo-se à tomada de boas decisões de produtos e de responder às necessidades do mercado.
Acer continuará mantendo uma forte liderança, ele disse, mas há mais fornecedores que entraram na arena e aumentaram suas participações no mercado, notavelmente HP, Dell and Lenovo. Samsung, por sua vez, perdeu alguns pontos porcentuais.
Ele enfatizou que netbooks são comprados como um equipamento adicional – disposto em mercados que têm forte penetração de PCs e serviços de banda larga e, tipicamente, um cenário competitivo para rede sem fio
“Ao longo do tempo eu esperei que as tendências de mercado seriam guiadas por mercados emergentes”, disse Orr. Segundo ele, atualmente a banda larga e computadores completos ainda não estão difundidos nessas regiões. Em mercados como China e Índia, netbooks serão os primeiros computadores caseiros, disse. Talvez os custos de desenvolvimento de banda larga residencial em mercados emergentes caia, ao passo que os preços de PCs e netbooks irão liderar o caminho
O último estudo sobre netbooks da ABI Research"s desbanca alguns mitos existentes. Entre eles, a história de que as compras dos produtos apenas cresceram por causa da recessão econômica e da redução de dinheiro disponível para tecnologias. “Isso é um absurdo. As pessoas entenderam o valor da proposta”, finalizou.