SÃO PAULO – A opinião negativa de parentes e amigos nas redes sociais pode fazer com que 54% das brasileiras desistam de realizar alguma compra, de acordo com pesquisa feita pela Sophia Mind.
O estudo ouviu 3.274 mulheres latinas com idade entre 18 e 60 anos. Entre as brasileiras, 24% disseram que os comentários negativos nas redes sociais não interferem em sua decisão de compra.
A pesquisa ainda revela que as mexicanas são as mais vulneráveis aos comentários negativos na rede. Isso porque, entre as entrevistadas, elas apresentaram o maior percentual de desistência: 57% deixam a compra de lado se as opiniões sobre o produto forem negativas.
Por outro lado, ainda segundo o levantamento, 20% das mexicanas disseram que tais comentários não interferem em sua decisão de compra.
Outros países
Entre as mulheres hispânicas residentes nos Estados Unidos, o percentual de desistência é o mesmo registrado entre as brasileiras, de 54%. Outras 20% afirmaram que as opiniões emitidas por parentes e amigos nas redes sociais não fazem com que elas desistam de comprar o produto.
Na Argentina, foi registrado o maior percentual de mulheres que não deixam de comprar algo devido a um comentário negativo: 26% têm esse comportamento. No entanto, a maior parte das pesquisadas (50%) afirmou ser vulnerável a essas opiniões.
Confiança
A pesquisa também sondou a percepção que as mulheres latinas têm sobre os comentários que elas leem nas redes sociais e a publicidade dos produtos. Grande parte das entrevistadas confia mais nos comentários que na publicidade.
Essa percepção, contudo, não foi verificada no Brasil. As brasileiras, dentre as pesquisadas, foram as únicas que se dividiram. Enquanto 36% disseram confiar mais nos comentários, outras 35% discordam dessa ideia.
Na Argentina, 49% acreditam mais nas opiniões vistas nas redes sociais, ao passo que 30% discordam dessa percepção. No México, 48% confiam mais nos comentários e 32%, não. Já entre as hispânicas que vivem nos Estados Unidos, a maioria (59%) leva mais em consideração as opiniões da rede que a publicidade dos produtos.
Por outro lado, quando se trata de opinião de especialistas, as mulheres deixam de confiar nas opiniões das redes sociais. Nessa situação, o México apresentou o maior percentual de mulheres que confiam mais nos especialistas que nos comentários, de 59%.
As brasileiras estão na sequência, já que 57% confiam mais nos especialistas que nos comentários. Na Argentina, esse percentual alcança os 53% e nos Estados Unidos, 32%.