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 Defesa do Consumidor
 

Brasileiras são as que mais comentam experiências de consumo em redes sociais

Fonte: Infomoeny 14/7/2010

Texto enviado ao JurisWay em 14/07/2010.

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or: Camila F. de Mendonça
14/07/10 - 10h02
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SÃO PAULO – Segundo estudo realizado pela Sophia Mind  com mulheres latinas, as brasileiras são as que mais acessam a internet: 66% das entrevistas frequentam o ambiente de rede diariamente e 89% acessam semanalmente. Dentre as atividades que realizam no mundo virtual, comentar as compras em rede sociais é uma delas.

Entre as mulheres brasileiras, argentinas, mexicanas e hispânicas residentes nos Estados Unidos entrevistadas, as brasileiras são as que mais comentam suas experiências de consumo em redes sociais. A pesquisa mostra que 66% delas têm esse comportamento.

Desse total, 32% comentam sempre, 26% só comentam quando estão satisfeitas com a compra e 8% comentam justamente quando não gostaram do produto que levaram para casa.

Outros países
Considerando as mulheres dos outros países consultados, 56% das hispânicas residentes nos EUA também fazem comentários sobre as experiências de consumo que tiveram. Desse total, 24% comentam quando estão satisfeitas, 21% comentam sempre e 11% comentam quando ficaram insatisfeitas com a compra.

O percentual de comentários negativos é maior entre as mexicanas. A pesquisa mostra que 48% delas comentam sobre as compras que fizeram nas redes sociais. Contudo, desse total, 18% o fazem quando a experiência foi negativa, enquanto que 20% delas comentam sobre o tema quando o produto correspondeu às expectativas e 10% comentam sempre, independentemente da satisfação.

As entrevistadas argentinas são as que menos comentam o tema em redes sociais. Apenas 38% têm esse comportamento. Desse total, 14% comentam sempre, 13% só comentam quando ficaram satisfeitas com a compra e 11% o fazem quando estão insatisfeitas.

Comentários positivos
Pelos dados, é possível perceber que, em qualquer um dos países pesquisados, o percentual de comentários em situações positivas é maior que os comentários negativos. “O efeito da publicidade espontânea é maior do que o efeito das reclamações e insatisfações”, comentam os pesquisadores.

Esse comportamento mostra que as mulheres buscam e fornecem informações relevantes a todo o momento sobre produtos, contribuindo para a tomada de decisão de consumo.

Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado com 3.274 mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, por meio de questionário on-line.

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1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

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