Últimos artigos
Consumo de gás natural no País cresce 55% em outubro 22/12/2010
União desvia R$ 43 bi de fundo de telecomunicação 22/12/2010
Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista 22/12/2010
Cartão aluguel pode ser ampliado 22/12/2010
Em 2010, nº de celulares pode passar de 200 milhões 22/12/2010
Regras disciplinam mediação e conciliação 16/12/2010
Nova lei obriga noivos acima de 70 anos a ter separação de bens 16/12/2010
Quase metade da população brasileira tem veículo próprio 16/12/2010
Livros de papel e os clubes de leitura continuam em alta no Brasil 16/12/2010
Equipamentos eletrônicos sem utilidade serão recolhidos para reciclagem no Rio 16/12/2010
or: Camila F. de Mendonça
14/07/10 - 10h02
InfoMoney
Entre as mulheres brasileiras, argentinas, mexicanas e hispânicas residentes nos Estados Unidos entrevistadas, as brasileiras são as que mais comentam suas experiências de consumo em redes sociais. A pesquisa mostra que 66% delas têm esse comportamento.
Desse total, 32% comentam sempre, 26% só comentam quando estão satisfeitas com a compra e 8% comentam justamente quando não gostaram do produto que levaram para casa.
Outros países
Considerando as mulheres dos outros países consultados, 56% das hispânicas residentes nos EUA também fazem comentários sobre as experiências de consumo que tiveram. Desse total, 24% comentam quando estão satisfeitas, 21% comentam sempre e 11% comentam quando ficaram insatisfeitas com a compra.
O percentual de comentários negativos é maior entre as mexicanas. A pesquisa mostra que 48% delas comentam sobre as compras que fizeram nas redes sociais. Contudo, desse total, 18% o fazem quando a experiência foi negativa, enquanto que 20% delas comentam sobre o tema quando o produto correspondeu às expectativas e 10% comentam sempre, independentemente da satisfação.
As entrevistadas argentinas são as que menos comentam o tema em redes sociais. Apenas 38% têm esse comportamento. Desse total, 14% comentam sempre, 13% só comentam quando ficaram satisfeitas com a compra e 11% o fazem quando estão insatisfeitas.
Comentários positivos
Pelos dados, é possível perceber que, em qualquer um dos países pesquisados, o percentual de comentários em situações positivas é maior que os comentários negativos. “O efeito da publicidade espontânea é maior do que o efeito das reclamações e insatisfações”, comentam os pesquisadores.
Esse comportamento mostra que as mulheres buscam e fornecem informações relevantes a todo o momento sobre produtos, contribuindo para a tomada de decisão de consumo.
Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado com 3.274 mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, por meio de questionário on-line.