JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Emprego sobe no estado pela 13ª vez seguida

Fonte: JB Online 1/7/2010

Texto enviado ao JurisWay em 01/07/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

DA REDAÇÃO - A indústria do Estado do Rio de Janeiro voltou a crescer forteem maio, após ligeira acomodação em abril. A alta das vendas reais em relaçãoao mês anterior foi de 3,65%, na série com ajuste sazonal. O crescimento foi registrado em 12 dos 16 setores pesquisados. Na comparação da variação acumulada até maio com o mesmo período do ano passado, as vendas subiram22,97%.

Os dados estão nos Indicadores Industriais, divulgados pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O melhor desempenho das vendas foi acompanhado do aumento do número de horas trabalhadas: 3,16% na comparação com abril e 10,16% em relação aos cinco primeiro meses de 2009. Cresceu também o nível de utilização da capacidade instalada, de 81,65% em abril para 82,23% em maio. O índice é o maior da série histórica, que começou em 2003.

Com a expansão da demanda e a maior confiança dos empresários, as indústrias fluminenses contrataram. Em pessoal ocupado, houvealta de 0,93% em maio, o 13º crescimento consecutivo. Na comparação com os cinco primeiros meses de 2009, a elevação nos empregos foi de 5,41%.

A combinação de mais horas trabalhadas (+3,16% em relação a abril) e pessoal ocupado resultou no avanço da massa salarial dos trabalhadores da indústria do Estado em maio, de 0,96% em relação a abril.

Esse é um dos motivos do aquecimento nas vendas, segundo aFirjan. “O mercado de trabalho e o poder de compra da população continuam em expansão, o que fortalece e dá bases mais sólidas para o processo de crescimento da economia do País e do Rio”, afirma a diretora de Desenvolvimento Econômico da Firjan, Luciana de Sá.

Setor automotivo se destaca

Entre os setores da economia, as maiores altas nas vendas reais em maio na comparação com abril, foram em Veículos automotores (+29,10%),Refino, combustível nuclear e álcool (+27,42%), Edição e impressão (+24,61%),Têxteis (+22,40%) e Outros equipamentos de transporte (+18,42%). Em todos ocorreu entrega de grande volume de encomendas. No setor Têxtil, ocorreu maior vendapor conta dos pedidos da coleção outono-inverno e cobertores.

Os setores que mais contrataram foram Alimentos e bebidas(+4,20%), Material eletrônico e comunicação (+3,55%) e Máquinas, aparelhos ematerial elétrico (+2,66%), todos por aumento de produção.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados