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Fonte: Portal do Jornal O Globo 10/6/2010
Texto enviado ao JurisWay em 10/06/2010.
RIO - A Fundação Procon-SP firmou compromisso de meta de redução de reclamações no órgão com seis grandes empresas que atuam no mercado paulista. Entre as companhias estão as três primeiras colocadas no ranking geral do Cadastro de Reclamações Fundamentas de 2009: Telefônica, Itaú-Unibanco e Eletropaulo além das empresas TIM (5º colocada), Net e Medial.
Para Roberto Pfeiffer, diretor-executivo da Fundação Procon-SP, trata-se de uma grande vitória do consumidor. Ele ressalta que a iniciativa é inédita e protege de maneira preventiva toda a sociedade. Segundo Pfeiffer, o cumprimento das metas de redução das reclamações pelas empresas significa um compromisso de respeito aos consumidores e pressupõe a adoção de medidas para aperfeiçoar o atendimento e a qualidade do serviço.
O compromisso prevê que, no caso de descumprimento das metas, as empresas deverão executar ações de educação para o consumo, como veiculação de programas educativos e impressão de cartilhas. O Procon-SP convocou 31 fornecedores, em função da demanda que geraram ao órgão em 2009. Além das seis empresas que efetivamente assinaram o Termo de Compromisso, outras 12 comprometeram-se por escrito a reduzir o número de atendimentos e reclamações, embora não tenham assinado o termo.
Essas 18 empresas, juntas, representam 59% do total de reclamações registradas e 45% do total de atendimentos do órgão. O cumprimento das metas significará uma redução de 58% do número de reclamações e 24% do número de atendimentos, em um ano.
Na avaliação do Procon-SP, as 13 empresas que se recusaram a fixar metas de redução, não demonstram empenho para melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, bem como da eficiência dos seus canais de atendimento.Postura lamentável, que revela uma visão ultrapassada de negócios, na avaliação de Pfeiffer.