JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Idec quer prorrogação de consulta da Anatel sobre unificação de tarifas

Fonte: Telesíntese 4/6/2010

Texto enviado ao JurisWay em 04/06/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

 

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)  enviou ofício à Anatel solicitando a prorrogação da  consulta pública (CP) nº 15, que trata da unificação das tarifas e preços do serviço de telefonia fixa nas regiões de concessão - as quatro áreas em que o território brasileiro foi dividido para a atuação das empresas quando da privatização das telecomunicações, em 1998. Segundo a entidade,  apesar de o assunto ser de grande relevância para o consumidor, por se tratar de um serviço presente em boa parte dos lares brasileiros, o processo de consulta adotado pela agência não facilita em nada a participação social.

Além do prazo exíguo – de 15 dias e que acaba na sexta-feira (4) – o Idec reclama da linguagem utilizada no texto da consulta, “carregada de conceitos e jargões técnicos que dificultam a compreensão dos cidadãos e não condiz com o princípio de transparência que deve reger uma agência reguladora.”

O Idec destaca  também que, independentemente da decisão adotada pela agência sobre o assunto, é imprescindível que qualquer proposta de alteração nas tarifas de telefonia fixa leve em conta que os preços devem ser acessíveis para toda a população, como determina a própria legislação do setor. "Sem uma tarifa módica a telefonia fixa jamais será um serviço universalizado", sustenta a entidade no ofício.
(Da redação)

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados