Últimos artigos
Consumo de gás natural no País cresce 55% em outubro 22/12/2010
União desvia R$ 43 bi de fundo de telecomunicação 22/12/2010
Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista 22/12/2010
Cartão aluguel pode ser ampliado 22/12/2010
Em 2010, nº de celulares pode passar de 200 milhões 22/12/2010
Regras disciplinam mediação e conciliação 16/12/2010
Nova lei obriga noivos acima de 70 anos a ter separação de bens 16/12/2010
Quase metade da população brasileira tem veículo próprio 16/12/2010
Livros de papel e os clubes de leitura continuam em alta no Brasil 16/12/2010
Equipamentos eletrônicos sem utilidade serão recolhidos para reciclagem no Rio 16/12/2010
A campanha promovida pelo governo já imunizou 63,4 milhões de pessoas, cerca de 33% da população, adiantou José Gomes Temporão, Ministro de Saúde, em entrevista à Rádio Bandeirantes. É a maior percentagem de imunização entre a população alcançada por um país.
Além disso, Temporão destacou que a vacina contra o vírus H1N1 não provoca AIDS. O que ocorre é o resultado falso positivo. Dada a quantidade de anticorpos recebida na imunização, explica, o exame para constatar a presença do vírus da AIDS, o HIV, sofre uma distorção. Se isso ocorrer, o indivíduo deve entrar em contato com o médico responsável e requerer uma contraprova.
Com a campanha iniciada em março o País superou os EUA, que havia imunizado 23% de sua população. No entanto, o ministro conta que de acordo com especialistas é necessário imunizar 80% da população para se considerar livre da doença. Até o momento, foram atingidos os seguintes percentuais de vacinação: 70% dos idosos e gestantes; 78% dos jovens entre 18 e 25 anos; e 49% dos adultos entre 30 e 39 anos.
A doença se espalhou rapidamente pelo mundo no ano passado. Só no Brasil, foi registrado 2 mil mortos. Neste ano, o governo contabilizou 500 casos e 60 óbitos. No entanto, ressalta Temporão, todos antes do início da campanha. “De lá para cá não houve mortos, o que mostra que se todo mundo se imunizar não há problema”, comenta.
Crianças também serão vacinadas
Nesta segunda-feira, a campanha de vacinação foi estendida para crianças de 2 a 4 anos. Elas receberão duas meias doses. Por isso terão de retornar 21 dias depois da primeira aplicação.
Redação: Helton Gomes