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 Defesa do Consumidor
 

Toyota inicia hoje segunda fase de recall do Corolla no Brasil

Fonte: Portal do Jornal Folha de S.Paulo 17/5/2010

Texto enviado ao JurisWay em 17/05/2010.

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da Reportagem Local

A Toyota vai iniciar nesta segunda-feira a segunda fase do recall do Corolla. A convocação é devido à falha na fixação do tapete, que pode prender no acelerador, ou pelo não uso do produto original.

O problema atinge as versões Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6, fabricados a partir de abril de 2008. Ao todo, o chamamento vai envolver 107 mil veículos, de acordo com a montadora.

Na primeira etapa, iniciada no dia 3 de maio, a empresa apenas verificou se o consumidor tem o tapete genuíno no veículo e prestou "esclarecimentos sobre a importância de sua não utilização".

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo.

Agora, na segunda fase, será feita a colocação das etiquetas de segurança sobre uso e fixação de tapetes e serão substituídos os tapetes não genuínos pelos originais. Será feita ainda a entrega de um encarte do manual do proprietário, relativo ao uso e à fixação dos tapetes.

Veja os números dos chassis envolvidos no recall

Corolla Altis/XEi 2.0: a partir de 9BRBD48EXB2500008 a 9BRBD48E9BRBD48E

Corolla XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8: a partir de 9BRBB48E5000515 a 9BRBB42E5133008

Corolla XLi 1.6: a partir de 9BRBC42E5000516 a 9BRBC42E5008075

Corolla XEi (banco de couro), SE-G, de 9BRBB48E5000543 a 9BRBB48E5126284

A montadora informou ainda que "acredita firmemente que o Corolla produzido no Brasil não apresenta qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco."

A montadora recomenda o agendamento prévia da visita junto ao distribuidor Toyota de sua preferência, mas solicitou a "remoção imediata do tapete do lado do motorista, não o substituindo até que a verificação por um dos distribuidores da Toyota tenha sido realizada."

Para informações adicionais, os proprietários devem consultar a rede de distribuidores Toyota, o Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 703 02 06) ou a página na internet www.toyota.com.br.

 



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