POR ALESSANDRA HORTO
Rio - O sistema de crédito consignado do Estado do Rio vai mudar a partir de setembro. Servidores ativos, inativos e pensionistas do governo vão ganhar uma senha criptografada específica para acessar a conta. No novo sistema, será possível verificar o histórico e os dados dos contratos pela Internet. A gestão dos comandos será centralizada, o que vai garantir maior controle das operações.
Segundo a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), a nova tecnologia será compatível com o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). O sistema também vai possibilitar a solução em tempo real de controle e automatização, via Internet, do desconto facultativo em folha de pagamento e da margem consignável dos funcionários no momento da tomada de empréstimo nas instituições financeiras.
Os contratos serão validados e registrados assim que forem assinados. A partir daí, haverá controle sobre os descontos, desonerando da função os Departamentos de Recursos Humanos dos órgãos. A atualização vai contemplar todas as operações realizadas pelo servidor, garantindo que os descontos tenham margem suficiente. O secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, disse que “o objetivo é dar maior segurança às operações que envolvem descontos facultativos em folha de pagamento, além de maior transparência e agilidade”.
O sistema também vai permitir o desconto em folha de mensalidades de associações representativas de classe e sindicatos, entidades de previdência privada, consignação imobiliária, cartões de crédito, e, no caso da PM e do Corpo de Bombeiros, honorários advocatícios para escritórios jurídicos. O novo sistema é um acordo de cooperação técnica entre a Seplag, o Proderj e a Associação Brasileira de Bancos.