JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Fim de redução do IPI já começa a afetar procura por crédito

Fonte: Portal R7 12/5/2010

Texto enviado ao JurisWay em 12/05/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Demanda por financiamento em abril recuou frente a março e teve ritmo anual fraco

Do R7
 
O  fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nos eletrodomésticos e veículos reduziu os pedidos de empréstimos dos brasileiros em 6% no mês de abril, na comparação com março, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta terça-feira (11).


A redução do imposto terminou para os eletrodomésticos em janeiro deste ano enquanto para os veículos flex, que representam 80% das vendas, encerrou em março. Com isso, os pedidos de empréstimos registraram um avanço mais fraco em abril, de 12,4%, desde janeiro deste ano, na comparação anual.

A pesquisa mostra também que a base de comparação também é menor em abril, devido ao número inferior de dias úteis (20 dias, contra 23 de março).

O fim do benefício também já produziu outros reflexos: na semana passada a Anfavea (associação das montadoras) informou que a produção de veículos caiu 14,6% em abril, na comparação com março.

Moderação

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2010, aos pedidos por empréstimos avançaram 19,1%, desempenho ligeiramente menor que o visto no primeiro trimestre (21,6%).

Segundo a Serasa, com a base de comparação anual mais alta a partir de abril de 2009 e o ciclo de altas de juros esperado para os próximos meses, a tendência para a variação acumulada anual é de continuar a desacelerar.

Faixa de renda e região

A procura por crédito no mês passado caiu em quase todas as faixas de renda na comparação mensal, segundo a Serasa – com exceção dos consumidores com renda mensal de até R$ 500 (na qual houve alta de 0,1%). Como foi a faixa menos atingida pela crise, a demanda por financiamento entre esses consumidores ainda é maior que nas demais faixas de renda, diz o documento.

Na comparação anual, no entanto, a liderança ficou com a faixa mais alta, de mais de R$ 10 mil por mês, 31,6%.

Por região, o Norte foi a que teve a maior queda mensal, de 7,7%, seguido de perto por Centro-Oeste (-6,8%) e Sudeste (-6,5%). No acumulado do ano, por sua vez, as regiões Centro-Oeste (19,1%), Nordeste (19,4%) e Sudeste (20,8%) foram as que mais cresceram.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados