JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

MEC anuncia aumento do prazo para renegociação dos inadimplentes no Fies

Fonte: Portal do Jornal O Globo 10/5/2010

Texto enviado ao JurisWay em 10/05/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



RIO - O Ministério da Educação (MEC) garantiu o benefício do aumento de prazo para pagamento das dívidas do Fies a todos contratos que estão inadimplentes. Segundo o Secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, a renegociação deverá ser feita diretamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e não mais com a CEF. Em um prazo entre 60 e 90 dias, o MEC colocará um simulador na página com todos os contratos para consulta.

Pelo simulador, o beneficiário do Fies poderá verificar de quanto será o valor da parcela, calculadas a partir do novo prazo para quitação do saldo devedor. Paim ainda foi taxativo que é do interesse do Governo facilitar a renegociação das dívidas para reduzir também a inadimplência. Estima-se que 30% dos contratos estejam inadimplentes.

Na prática

Com o aumento do prazo, as parcelas terão uma redução significativa. Por exemplo, um aluno que, pelo contrato antigo, usou o Fies e cursou graduação de 4 anos, teria até 8 anos para quitar o saldo devedor, mais os doze meses que são referentes ao período de carência. Com o novo critério, o tempo total passa para 12 anos, portanto quem já pagou 6 anos e teria ainda 2 anos para quitar o saldo devedor, agora terá 6 anos. Dessa forma, haverá uma redução no valor da parcela mensal, já que estará mantido o mesmo valor do saldo devedor mas diluído em um maior número de prestações.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados