JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Clareamento dental está mais barato, mas dentistas alertam para o perigo dos kits caseiros

Fonte: Portal do Jornal O Globo 4/5/2010

Texto enviado ao JurisWay em 04/05/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

RIO - Clarear os dentes em casa ou no consultório do dentista está virando uma opção cada vez mais viável para quem está com o sorriso manchado. O dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), explica que as novas tecnologias deixaram o procedimento mais rápido e eficaz, principalmente para quem está com os dentes naturalmente amarelados por causa do café, do cigarro, dos refrigerantes, do mate e do vinho tinto.

- O clareamento não é para pessoas com dentes sensíveis ou que tenham restaurações do tipo coroa, que não clareiam como os dentes naturais. Jovens até 16 anos devem evitar este tipo de procedimento também - explica Fonseca.

No consultório, o clareamento pode ser feito com auxílio do laser ou apenas com aplicação do gel clareador em concetrações mais altas do que as usadas em casa. O resultado aparece em até quatro sessões e custa em torno de R$ 1 mil.

O clareamento feito em casa é um método confiável e que também dá bons resultados. Custa cerca da metade do preço cobrado nos consultórios, mas é mais demorado. Só deve ser feito com a supervisão do dentista, que vai indicar a melhor fórmula para o tipo de mancha nos dentes. O resultado de ambos os tratamentos dura cerca de dois anos.

As placas, pastas e géis vendidos nas farmácias, afirma Fonseca, não costumam trazer muitos resultados.

- Em sua maioria o efeito é desprezível por ter concentração muito baixa da substância clareadora.

Risco de alergias e danos no esmalte

A cirurgiã-dentista Patrícia Touma alerta para os perigos dos kits vendidos na internet, que podem causar sensibilidade nos dentes, irritação nas gengivas e até problemas gastrointestinais.

- Não é recomendável fazer o clareamento por conta própria, pois o tratamento deve ser individualizado. Só um profissional faz a moldeira personalizada e indica a concentração ideal de gel e o tempo do tratamento, que varia de pessoa para pessoa. Portanto, o tratamento feito no consultório é mais eficaz do que o doméstico - diz a especialista.

Entre os principais riscos provocados pelo uso do kit caseiro estão: a ingestão inadequada do gel clareador, que pode provocar queimação e outros problemas gastrointestinais; a sensibilidade dos dentes; e reações nas gengivas, como coceira e ardência.

- O uso do gel não deve ser feito em dentes com cárie, tártaro ou doenças periodontais, com sangramentos ou feridas na mucosa oral. Por essa razão, o indicado é procurar um dentista para colocar uma proteção para o gel não entrar na dentina (camada depois do esmalte) e romper o esmalte, causando sérios riscos à saúde bucal - completa Patrícia, que alerta que os problemas nem sempre surgem imediatamente. Muitas vezes os problemas aparecem em até cinco anos depois da aplicação.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados