JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Pasta com pouco flúor não previne cáries

Fonte: Portal do Jornal Folha de S.Paulo 4/5/2010

Texto enviado ao JurisWay em 04/05/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

RACHEL BOTELHO
da Reportagem Local

 

As embalagens coloridas dos cremes dentais infantis podem tirar o foco de uma informação importante presente no rótulo: o teor de flúor. Alguns não contêm a substância; outros têm menos do que os valores encontrados nas pastas para adultos.

Um estudo feito na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp, reforça o coro dos que defendem que mesmo crianças pequenas devem usar pasta com flúor. Seus resultados mostram que os cremes com menos flúor não combatem as cáries tão bem quanto os convencionais.

Em sua pesquisa de mestrado, Regiane Cristina do Amaral acompanhou 14 voluntários. Usando um aparelho com fragmentos de dentes de leite, eles utilizaram pastas com concentrações de flúor de 500 ppm (partes por milhão) e, depois, de 1.100 ppm. Também simularam o consumo de diferentes taxas de açúcar -de duas a oito vezes por dia.

Entre os participantes que "ingeriram" menos açúcar, o efeito dos dois tipos de creme foi semelhante. Mas, conforme crescia a exposição ao açúcar, o creme com menos flúor perdia seu efeito protetor.

Embora o flúor seja importante na prevenção das cáries, parte dos pediatras e dentistas indica pastas sem essa substância para crianças pequenas como tentativa de evitar a fluorose -manchas nos dentes que podem surgir quando elas ingerem excesso de flúor porque não sabem cuspir ou não resistem ao sabor da pasta.

Para o professor de bioquímica Jaime Aparecido Cury, orientador da pesquisa, mesmo crianças pequenas devem usar a pasta dos pais. "Não existe creme dental de criança, existe propaganda voltada para ela", afirma. "Se ela aprender a usar, em pequena quantidade e sem engolir, não terá fluorose."

Márcia Vasconcelos, consultora em odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia, afirma que menores de cinco anos devem ser supervisionados pelos pais durante a escovação e orientados para não ingerir o creme dental. "É importante usar pasta com flúor pelo menos uma vez por dia", afirma.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados