JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Governo divulga lista de empresas que fixaram metas para melhorar atendimento ao consumidor

Fonte: Portal do Jornal O Globo 27/4/2010

Texto enviado ao JurisWay em 27/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


BRASÍLIA - O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça divulgou nesta segunda-feira uma lista de 15 empresas que se comprometeram a melhorar o atendimento a seus clientes este ano.

Segundo o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, as empresas foram os principais alvos de reclamações dos consumidores no ano passado. Cada uma delas fixou três metas: reduzir o número de atendimentos feitos nos Procons; aumentar a solução de problemas apresentados pelos consumidores e elevar o número de acordos feitos com os clientes nos Procons em caso de abertura de processo.

No setor de telecomunicações (o que tem os piores resultados), as empresas mais citadas nos Procons foram Claro, Tim, Vivo e Oi.

A Claro, por exemplo, se comprometeu a reduzir em 15% o número de atendimentos nos Procons, que alcançaram 26.474 no ano passado. Em 2009, a empresa conseguiu solucionar 57,5% das demandas apresentadas por seus clientes e prometeu aumentar esse percentual em 5 pontos percentuais em 2010. Além disso, a Claro se comprometeu a aumentar em 10 pontos percentuais o número de acordos feitos com clientes nos Procons nos casos em que não houve uma solução imediata do problema. A Oi foi a única das empresas que não apresentou metas ao governo.

No setor financeiro, firmaram o compromisso Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Citibank. HSBC, Itaú-Unibanco e Santander. Já na área de varejo e supermercados, fixaram metas Carrefour Comércio, Carrefour Financeiro, Pão de Açúcar, Ponto Frio e Walmart. Segundo Morishita, as metas mostram um compromisso público das empresas de melhorar o atendimento e servirão com mais um elemento para os consumidores na hora de comprar.

- O consumidor tem ficado cada vez mais crítico. Ele é fundamental para determinar a permanência ou não de uma empresa no mercado - disse o diretor.

Ele lembrou que não há multa prevista pelo descumprimento das metas, mas, a cada dois meses, o DPDC vai divulgar um balanço para informar a sociedade sobre o que cada empresa está fazendo.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados