JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Sem IPI reduzido, preço de carro sobe até 3,5%, mas vendas batem recorde

Fonte: Portal do Jornal O Globo 27/4/2010

Texto enviado ao JurisWay em 27/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

RIO e SÃO PAULO - Quase um mês após o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos, ainda é possível encontrar alguns modelos sem a tributação. A maioria dos automóveis, contudo, traz reajustes médios de 3% a 3,5% - alta suficiente para que algumas revendas registrassem queda de 60% nas vendas no último mês. Para atrair clientes, já há nas lojas taxas de juros menores e promoções.

E, apesar do fim do IPI reduzido, os números de vendas de automóveis no ano continuam batendo recorde. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), até domingo foram emplacados 995,9 mil veículos, 17,6% a mais que no mesmo período de 2009. Considerando a média diária de vendas neste mês (13.900), a indústria terá superado a barreira de um milhão de unidades. O estoque de veículos com IPI reduzido sustentou parte das vendas de abril. Após a alta de 10% na primeira quinzena, as vendas caíram 19% até este último domingo, frente ao mesmo período de março.

- A repercussão negativa do fim da isenção do IPI deve ocorrer apenas em maio - disse Sérgio Reze, presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores.

No estoque da Dirija, que tem seis lojas com carros Chevrolet no Rio, há 400 carros, sendo 40 com preço antigo. Entre eles, Vectra e Meriva.

- O consumidor precisa se acostumar com novos preços. Mas há carros com financiamento mais barato: a taxa mensal baixou de 1,4% para 0,99% na compra em 12 meses - disse o vendedor Demétrio Benevente.

Nas sete lojas da Barrafor, houve fortes vendas. Na da Tijuca, em março, foram vendidas 110 unidades. E, até ontem, abril registrava 40. A estratégia para melhorar os números inclui corte de juros (de 1,7% ao mês para 1,5% de março para abril, em 60 meses) e o prazo de entrega. Já a Unik, da Peugeot, barateou alguns carros. Um 307 que custava em março R$ 49.000 passou a ser vendido em abril por R$ 47.000.

- A partir de maio, uma nova tabela chega. A idéia é que o IPI volte aos poucos - disse o vendedor Fabrício Monsor.

Num reflexo da redução da alíquota do IPI, a indústria bateu ontem a marca de um milhão de veículos (automóveis de passeio, utilitários, caminhões e ônibus) vendidos desde o início do ano - 18 dias antes do registrado em 2009.

A CUT e a Força Sindical se reúnem, hoje, com o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, para pedir a revogação de medidas para a importação, como a do decreto que reduz a alíquota de importação de autopeças.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados