JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

MP determina suspensão de vendas do Corolla em MG

Fonte: Portal R7 22/4/2010

Texto enviado ao JurisWay em 23/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

O Procon determinou abertura de processo contra a Toyota do Brasil e duas concessionárias

O Ministério Público de Minas Gerais determinou a suspensão das vendas do Toyota Corolla em todo o Estado. A decisão administrativa cautelar, assinada na segunda-feira (19) pelo promotor do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Minas, Amauri Artimos da Matta, foi tomada após alguns modelos terem apresentado problemas de aceleração contínua. A determinação vale a partir de quinta-feira (22) em todo o Estado. 

Segundo o MP, a medida visa a impedir que a vida, saúde e segurança dos consumidores continuem a ser expostas a riscos pela ausência de informação. O Procon determinou também a abertura de processo administrativo contra a Toyota do Brasil e duas concessionárias de Belo Horizonte. Na decisão, foram relatados nove casos de veículos que apresentaram o defeito. 

O promotor afirmou que, em função de problemas semelhantes, a montadora vem realizando "recalls" nos Estados Unidos. Citou a substituição do tapete e correção do pedal do acelerador. No Brasil, ressaltou o MP, a Toyota entende que a convocação dos consumidores é desnecessária. Para o promotor, contudo, trata-se de um "comportamento omissivo", que leva também ao não cumprimento das boas práticas de revenda. 

No mês passado, a Assembleia Legislativa de Minas realizou uma audiência pública para ouvir vítimas da suposta falha. Representantes da montadora compareceram à Assembleia no início de abril e o promotor determinou que as concessionárias fossem fiscalizadas. 

Segundo o MP, os representantes da Toyota alegaram que os casos de aceleração súbita foram causados pela falta de fixação do tapete, mas essa informação não é dada ao consumidor no momento da compra, nem está visível no interior do veículo. 

- Ela consta apenas no manual de instruções do carro, o que não atende a exigências do Código de Defesa do Consumidor. 

Pela determinação, a venda do modelo só será liberada quando a Toyota adotar as medidas determinadas pelo Procon: informar com clareza os riscos do produto e substituir os tapetes já revendidos no mercado por produtos seguros, melhorar o processo de fixação, além de promover o recolhimento dos tapetes que foram ou estejam sendo ofertados por sua rede concessionária.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados