JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Vacinação contra gripe comum em idosos é adiada em três regiões

Fonte: Portal do Jornal O Dia 20/4/2010

Texto enviado ao JurisWay em 20/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


Início da campanha contra gripe comum passou para dia 8, devido a atraso na entrega das doses pelo fabricante. Os maiores de 65 anos portadores de doença crônica podem ir aos postos neste sábado para se imunizar contra H1N1

Rio - O Ministério da Saúde anunciou ontem o adiamento do início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso em três regiões do País. No Rio, a vacinação contra a gripe comum, que começaria sábado, ocorrerá entre os dias 8 e 21 de maio. De acordo com o ministério, a mudança no calendário ocorreu devido a um atraso na entrega de lotes da vacina: o Instituto Butantan, que fornece o imunizante aplicado todos os anos na rede pública, entregou 6,2 milhões de doses, que representam só um terço da quantidade necessária.

Apesar da mudança na data de vacinação contra a gripe comum, o ministério manteve o período de vacinação contra a gripe suína, que é apenas para idosos que tenham doenças crônicas. Eles poderão ser vacinados contra a nova gripe a partir de sábado em todas as regiões do País.

“A mudança no calendário não traz nenhum prejuízo à saúde dos idosos. A diferença é que o idoso com doença crônica terá duas opções. Ele poderá esperar o dia 8 e ir ao posto de saúde tomar as duas vacinas num só dia (uma em cada braço). Ou poderá ir a partir de sábado se vacinar contra a nova gripe e, nesse caso, voltar para ser vacinado contra a gripe comum a partir de 8 de maio”, explicou Gerson Pena, secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

A decisão de alterar o calendário foi tomada em reunião entre o ministério e os conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde. O ministro da saúde, José Gomes Temporão, reforçou a importância da vacinação.

E lembrou que os únicos que não devem ser vacinados, dentro dos públicos-alvo da campanha, são aqueles que têm alergia a ovo. “Ninguém precisa ter medo. Até agora, os eventos adversos possivelmente associados à vacina são raros e na sua maioria de leve intensidade”, enfatizou.

Alerta sobre risco de morte

O ministério fez alerta para que doentes crônicos, grávidas e adultos jovens não deixem de se vacinar contra a gripe suína. Termina sexta-feira a vacinação desses grupos, com exceção das grávidas, que podem ir aos postos até 21 de maio.

“Eles têm um risco importante de adoecer de forma grave e até de morrer em decorrência da nova gripe. Por isso, não podem deixar de ser vacinados”, alertou ontem o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.
Mais de 28 milhões de brasileiros já foram vacinados, mas o índice é baixo. Entre jovens de 20 a 29 anos, 41% foram. Entre as grávidas e doentes crônicos, 54% e 56,2%. Crianças bateram a meta: 86%.

ATENÇÃO
TERMINA SEXTA-FEIRA
Doentes crônicos com menos de 60 anos, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, e jovens saudáveis de 20 a 29 anos têm até o dia 23 de abril para serem vacinados contra a gripe suína.

GESTANTES
Grávidas já estão sendo vacinadas e podem ir aos postos até o último dia da campanha, em 21 de maio. Não é preciso apresentar atestados comprovando gravidez.

IDOSOS
Começa sábado a campanha de vacinação contra a gripe suína de idosos com doenças crônicas. Esse grupo poderá ser vacinado contra a nova gripe do dia 8 até 21 de maio.

ADULTOS
Pessoas com idades entre entre 30 e 39 anos devem ser vacinadas contra a gripe suína entre 10 e 21 de maio.

REDE PARTICULAR
Clínicas particulares já têm a vacina. A dose, que imuniza contra a gripe suína e dois tipos de vírus de gripe comum, custa entre R$ 100 e R$ 160. Crianças precisam de duas doses, com intervalos de um mês.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados