JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Com pressão maior do preço dos alimentos, IPCA fecha março em 0,52%, acima da expectativa do mercado

Fonte: Portal do Jornal O Globo 9/4/2010

Texto enviado ao JurisWay em 09/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


RIO - A forte alta dos preços dos alimentos no mês passado fez com que a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechasse março em 0,52%, resultado acima da média das expectativa do mercado, que era de 0,49%, segundo o último Boletim Focus do Banco Central. No entanto, a taxa - divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - ficou abaixo da variação de 0,78% em fevereiro, quando o reajuste das mensalidades de cursos e escolas pressionou o IPCA.

Com o resultado de março, o acumulado do primeiro trimestre do ano fechou em 2,06%, bem acima da taxa de 1,23% relativa a igual período de 2009. Considerando os últimos doze meses, o índice situou-se em 5,17%, também acima dos doze meses imediatamente anteriores (4,83%). Vale destacar que a taxa em doze meses superou o patamar de 5% pela primeira vez desde maio de 2009, se distanciando ainda mais do centro da meta de inflação do governo, que é de 4,5% para este ano.

O grupo Alimentação e bebidas teve alta de 1,55% em março, ante elevação de 0,96%. O grupo teve a principal contribuição de alta no IPCA deste mês, de 0,35 ponto percentual, e foi responsável por 67% do resultado.

"O tomate, cuja produção vem sendo prejudicada pelo calor e chuvas fortes, ficou 42,95% caro e liderou as principais contribuições (para o IPCA do mês) com 0,08 ponto percentual" acrescentou o comunicado.

Outros produtos também ficaram mais caros prejudicados pelo clima, como a batata-inglesa, cujos preços subiram 8,44%. O leite pasteurizado também apresentou forte aumento, de 8,03% em março.

Alimentos: alta dos preços no 1º trimestre supera toda a inflação de 2009

Os dados do primeiro trimestre do IPCA apontam uma inflação de alimentos de 3,69% de janeiro a março, o que supera os reajustes de alimentos de todo o ano passado, que ficou em 3,18%. Esta é a maior alta do setor no primeiro trimestre, desde 2003.

- O que vemos é que há uma alta generalizada no setor de alimentos. As principais causas para esta elevação de preços são os problemas climáticos, como o excesso de chuvas e de calor, mas há também a questão do aumento da demanda que já pode estar impactando no IPCA - afirmou Eulina do Santos, do IBGE.

No ano, além dos alimentos, outros dois itens influenciaram as altas nos preços, que foram transporte e educação. De acordo com o IBGE, estes três itens somados respondem por 74% da inflação acumulada em 2010, que está em 2,06%.

Preços dos transportes ficaram mais baratos em março

Os Transportes, assim como os itens de Educação, também aliviaram a pressão, passando de aumento de 0,79% em fevereiro para queda de 0,54% em março. O movimento reflete a deflação de 2,51% dos combustíveis, que no mês anterior haviam subido 1,14%.

O movimento, segundo o IBGE, deveu-se à redução temporária da alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e à diminuição da parcela do álcool na gasolina.

Já os preços de Vestuário reverteram a queda, de 0,52%, de fevereiro e subiram 0,66% em março.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados