JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Mortes pela gripe suína chegam a 17,4 mil no mundo

Fonte: Ambiente Brasil 7/4/2010

Texto enviado ao JurisWay em 08/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta terça-feira (6) que a pandemia (epidemia global) da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, está sob controle. Um ano após terem sido descobertos os primeiros casos na América do Norte, o vírus causou 17.483 vítimas fatais no mundo todo.

Para efeito de comparação, segundo a própria OMS, a gripe sazonal (comum) mata cerca de 500 mil pessoas no mundo todo a cada ano.

A agência sanitária da ONU destaca que o vírus da gripe A se encontra ativo, principalmente em certas zonas tropicais da Ásia, América e África, mas de maneira geral a atividade gripal segue em níveis “baixos”.

Entre os dados apresentados, a OMS destaca que houve uma importante redução de casos na China, mas “nas últimas semanas entre 20% e 30% de amostras analisadas em laboratório deram positivo”.

Embora o vírus tipo A siga ativo na maior parte do mundo, em alguns países do sudeste asiático, da África oriental e no norte e no leste da Europa foi detectado que predomina o vírus B da gripe sazonal.

Sobre a situação no continente americano, a OMS indica que a atividade gripal se mantém baixa, embora Brasil, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Panamá, Peru e Bolívia tenham confirmado pelo menos durante uma semana de março um aumento na incidência doenças respiratórias relacionadas com a gripe A.

A transmissão do vírus se associou em vários casos a surtos em escolas. Segundo a OMS, a área mais ativa da gripe na América Latina é o norte do Brasil.

Nesta segunda-feira (5), começou a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe A. Serão imunizados adultos entre 20 e 29 anos até 23 de abril. Na mesma data, grávidas, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, com exceção de idosos, também poderão se vacinar. Esses grupos faziam parte da segunda etapa de vacinação que começou em 22 de março e terminaria nesta sexta-feira (5), mas foi prorrogada pelo governo. (Fonte: Portal R7)




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados