JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Além da volta do IPI, carros terão aumento por causa de reajuste do aço, diz Anfavea

Fonte: Portal do Jornal O Globo 8/4/2010

Texto enviado ao JurisWay em 08/04/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



SÃO PAULO - O fim da isenção do IPI e o aumento no preço do aço deve levar a indústria automobilística a aumentar os preços dos carros. De acordo com o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, as montadoras e as siderúrgicas estão negociando o reajuste da matéria-prima, o que deve provocar aumento de preço ao consumidor, pois o valor será repassado.

Ele disse que as vendas, com o fim da isenção do IPI, devem cair a partir da segunda quinzena deste mês e em maio. Nos primeiros 15 dias deste mês, segundo o presidente da Anfavea, ainda estarão à venda carros produzidos com isenção de IPI que estão em estoque.

Indústria e concessionárias, de acordo com a entidade, têm estoque suficiente para 18 dias de vendas, o que é considerado baixo por Schneider, já que houve antecipação de compra por parte do consumidor, para aproveitar a isenção do imposto.

Apesar da previsão de queda de vendas, a Anfavea mantém a previsão de crescimento de 8% para o ano de 2010.

- É claro que existe um efeito com o aumento da carga tributária e seu futuro repasse aos preços. Isso deve acontecer a partir da segunda quinzena de abril e maio, com algum tipo de queda de mercado; Mas as condições gerais da economia, no que diz respeito ao crescimento projetado do PIB, ao aumento do número de empregos e da massa salarial e ao índice de confiança do consumidor, nos levam a uma perspectiva otimista, de recuperação. O mercado deve vender 3,4 milhões de unidades em 2010 - disse Schneider.

No que depender da indústria automobilística, segundo ele, não haverá inflação de demanda. O presidente da Anfavea afirma que os índices de reajuste dos preços do setor ficaram abaixo da inflação nos últimos anos.

- Temos servido, portanto, como fator moderador, para baixo, do crescimento da inflação. A indústria automotiva não servirá como impactador desta decisão de aumento de juro para controlar a inflação de demanda - disse ele.


Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados