Pesquisa sobre uso de tecnologias da comunicação do Brasil, divulgada hoje, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR também apontou crescimento inédito no uso da internet pela população e maior crescimento do acesso em casa do que por meio de LAN houses.
A pesquisa foi realizadas com uma amostra de 21,5 mil brasileiros maiores de 10 anos, sendo 85% moradores de áreas urbanas e 15% de área rural. A margem de erro é de até 0,7% nacionalmente e 2,1% regionalmente.
Computador e internet
A pesquisa mostrou que 32% dos brasileiros tinham computador em casa em 2009, comparados a 25% em 2008 (contando habitantes rurais e urbanos). Em 2005, sem contar as áreas rurais, este número era de 17%. A média de crescimento é maior na região Norte, que ainda possui poucos PCs, e menor na Nordeste, que viveu uma acelerada inclusão digital nos últimos anos.
“Isso indica uma dificuldade cada vez maior do Nordeste em acompanhar inclusão digital”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. “E isso não representa um desinteresse do nordestino em ter acesso à web. Os nordestinos ainda são grande usuários de LAN houses”, diz.
No Brasil todo, porém, a queda na importância das LAN Houses é visível. Em 2008, 48% dos brasileiros disseram ter usado LANs, número que caiu para 45% em 2009 .
As porcentagens mostram também que o crescimento do uso da internet em casa se concentra nas faixas da população que recebem até 3 salários mínimos, em todas as regiões do país. As faixas de habitantes com maior salário já têm esses números estabilizados. Dos que possuem acesso à internet em casa, 66% possuem a conexão dedicada.
O uso total de internet sem ser em domicílio, isto é, contemplando também as LAN houses e outros pontos de acesso cresceu de 34% em 2008 para 39% da população em 2009.